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Esporte e Saúde

Treino de força com 40 anos ou mais: cuidados ao realizar

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O processo de envelhecimento e as mudanças decorrentes dele tem início por volta dos 25 anos. Começa uma mudança na composição corporal, onde ocorre uma diminuição da quantidade de água dentro das células, o aumento de gordura corporal e a diminuição da massa muscular. Tudo isso contribui para um menor metabolismo a cada ano que passa. Dos 25 anos aos 40 anos essas mudanças vão se agravando a cada ano, e começamos a perceber por volta dos 40 anos que não temos mais a mesma força muscular que tínhamos com 20 anos.

A diminuição da massa muscular tem relação direta com a diminuição metabolismo, quanto menos músculo, mais lento fica o nosso sistema metabólico. Os músculos são grandes consumidores de calorias, e quando eles ficam menores e flácidos temos uma alteração no metabolismo, daí vem o aumento de peso a cada ano que ficamos mais velhos.

O trabalho de força no programa de treinos é de extrema importância nos indivíduos já que ela vem diminuindo a partir da diminuição da massa muscular. Segundo Matsudo (2001) a perda da massa muscular e consequentemente da força muscular é o modo principal de se notar a deterioração da mobilidade e da capacidade funcional do indivíduo que está envelhecendo. As principais causas apontadas como responsáveis pela redução seletiva da massa muscular são as diminuições nos níveis do hormônio do crescimento que acontece com o envelhecimento e dos níveis de atividade física do indivíduo. Fatores nutricionais, hormonais, endócrinos e neurológicos também devem ser lembrados, pois estão envolvidos na perda da força muscular que acontece com a idade. Essas perdas iniciam-se significantemente após os 35 a 40 anos de idade, e vão se agravando a cada ano que passa.

De acordo com Leite (1996), perda de força relaciona-se diretamente a uma mobilidade e a um desempenho físico limitado, assim como aumentos na incidência de acidentes sofridos pelas pessoas com fraqueza muscular. A perda de força em indivíduos por volta dos 65 anos é aproximadamente 20% em comparação com os valores para os indivíduos de 20 anos.

Vimos acima que realmente se faz necessário o trabalho de força em pessoas acima de 40 anos. Você pode prevenir essa perda de massa muscular fazendo treinos de força antes dos 40 anos, mas se você não o fez agora é a hora de começar!

Abaixo estão algumas dicas e cuidados para você iniciar seus exercícios e amenizar os efeitos do envelhecimento:

  • Procure trabalhar todos os grandes grupos musculares (peitoral, costas, músculos da coxa, perna e quadril, músculos dos braços e tronco)
  • Não pule musculaturas para dar mais ênfase em outras. Os estímulos devem ser equilibrados para todos os músculos, não vale treinar só peito e deixar as costas de lado, ou no caso das mulheres treinar mais glúteo e deixar braços para trás. Um programa de treinos musculares sem controle de intensidades e exercícios adequados pode causar desequilíbrios posturais
  • Procure aumentar as cargas gradativamente, mas não deixe de aumentar o peso nos exercícios que estiverem muito leve, isso fará com que cada vez mais aumente a sua força e obtenha mais resultado
  • Preste bastante atenção na execução dos exercícios. Muitas vezes quando a pessoa aumenta a carga, mas ainda não está preparada para aquele peso, acaba “roubando”, termo que utilizamos para a execução do exercício de maneira incorreta, onde o indivíduo muda a execução do exercício para aguentar o peso que colocou
  • Para quem faz somente exercícios aeróbios, como caminhada, corrida ou bike, inclua exercícios de força, isso intensificará o seu programa de emagrecimento. Inclua flexão de braços, agachamentos, exercícios com pesos, abdominais. Fará muita diferença no seu treinamento
  • Faça treinos alternados por segmentos, um dia treine membros inferiores e no outro superiores, assim terá uma boa recuperação muscular (recomendado é o mínimo de 48 horas), e com isso melhor desempenho nos treinos, ou em casos de praticantes intermediários e avançados parcele seus treinos para que recupere bem os músculos que foram solicitados
  • Mude sempre os exercícios e métodos de treino, isso fará que os resultados sempre aconteçam, mais perda de gordura corporal, menos flacidez, e melhora na massa óssea, já que treinos de força contribuem com os nossos ossos também
  • Procure um profissional de educação física para montar o seu programa de treinos, ele avaliará o seu condicionamento físico, mobilidade articular e como está a sua força. O acompanhamento por um profissional fará muita diferença nos seus resultados e na sua saúde. Uma periodização (planejamento) de treinos fará com que a diminuição da massa muscular seja cada vez menor
  • Descanse! O descanso é muito importante para a recuperação dos seus músculos, e para que consiga no seu próximo treino um melhor desempenho, fiquem atentos às recomendações do seu treinador, quanto ao intervalo entre as repetições, séries e dias de treino.

 

Escrito por Fernanda Andrade Educação Física – CREF 51670/SP

Fonte: Minha Vida

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Homem é detido por tentativa de furto de fiação elétrica no Mini Estádio Monte Líbano

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Mini estádio Monte Líbano- Foto: Ilcimar Aranhas/ Cidade Nos Esportes

Policiais militares de Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá) prenderam na madrugada desta terça-feira (31.03), um homem por tentativa de furto, no bairro Monte Líbano.

Conforme o boletim de ocorrência, a denúncia via 190 relatava que um homem estaria tentando furtar a fiação elétrica do estádio.

No local, os policiais encontraram o homem escondido entre as arquibancadas. Ele alegou que estava no estádio para dormir, porém, os policiais perceberam que o suspeito carregava uma alavanca de ferro.

Na vistoria, os agentes encontraram as caixas de eletricidade dos postes dos refletores danificadas e os fios de energia e a tela de proteção cortadas.

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Britânico passa por reconstrução facial após confundir tumor na pele com espinha

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Britânico Colin Davies passou por reconstrução facial após  câncer de pele
Reprodução/Daily Mail

Britânico Colin Davies passou por reconstrução facial após câncer de pele

Um homem foi submetido a uma reconstrução facial após confundir um tumor cancerígeno com uma simples espinha em sua cabeça. De acordo com o Daily Mail
, Colin Davies, de 66 anos, procurou ajuda médica após perceber que o caroço em sua testa estava crescendo com o passar do tempo, descobrindo, assim, que tinha câncer de pele
já em estágio avançado.

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Davies relatou que, no início, não se preocupou com a pequena ‘bolinha’ vermelha que se alojou em sua testa, e que só procurou por um especialista ao notar um crescimento fora do comum no caroço, que ficou do tamanho de uma uva. Em pouco tempo, o câncer de Colin tomou conta de seu corpo, espalhando-se pelo pescoço, mandíbula, orelha e ombro direito, fazendo com que realizasse um procedimento de reconstrução facial
que durou 13 horas em uma clínica de Hartlepool, na Inglaterra

Reconstrução facial e o período de recuperação de Colin

O britânico explicou que, devido ao avanço do câncer de pele, teve grande parte de seu rosto removido. Ele também sofreu a perda do couro cabeludo, que foi substituído por uma placa de acrílico e um enxerto de pele retirado da perna, passando ainda por dois meses de radioterapia intensiva para erradicar o câncer.

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Depois de lutar contra 21 tumores durante 25 anos, o idoso decidiu compartilhar sua experiência a fim de motivar e encorajar pessoas que estão passando pela mesma situação que viveu. Atualmente, livre do câncer, Colin se descreveu otimista e muito animado para o futuro.


Colin, de 66 anos, retirou 21 tumores de seu corpo
Reprodução/Daily Mail

Colin, de 66 anos, retirou 21 tumores de seu corpo

“Se o caroço não tivesse crescido, talvez passasse despercebido. Eu poderia ter morrido aos 41 anos se não fosse um bom observador. Lutei contra o câncer de pele por mais de 25 anos, passei por muitos momentos complicados, e finalmente posso afirmar que estou livre disso. Agora, quero contar a minha história para que as pessoas se cuidem e tenham em mente que não são invencíveis”, disse.

Davies alegou que apesar de ter conseguido reverter o quadro de câncer de pele, continuará com os cuidados e evitará ao máximo a exposição ao sol
, já que isso pode fazer os tumores retornarem.  

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“Meu médico suspeita que meus anos de juventude, quando pescava abaixo do sol forte, podem ter influenciado na propagação da doença. Demorei dois anos para ser diagnosticado de fato, só sentia meu rosto dolorido e coçando. Depois desse período, perdi grande parte dele, e por isso tive que passar por uma reconstrução facial
e por implantes de próteses do meu canal auditivo. No momento, estou bem, e quero conscientizar as pessoas sobre os riscos e os cuidados que devemos ter com o câncer de pele”, concluiu.

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