conecte-se conosco


Destaque

O Psicólogo no fitness, sua academia faz avaliação psicológica ?

Publicado

O trabalho multidisciplinar tornou-se foco em várias áreas, unir profissionais de diferentes especialidades leva a uma melhor qualidade e a resultados mais promissores. As academias de ginástica também podem usufruir deste trabalho multidisciplinar. Para isso, além da avaliação física, postural e nutricional, pode oferecer a avaliação psicológica.

De acordo com Valle (2000), qualquer pessoa ao iniciar uma atividade física deveria passar por uma avaliação, de preferência multidisciplinar, para que fosse estabelecido um programa adequado as suas necessidades. Ainda, segundo a autora, a avaliação levaria em conta as indicações médicas e os aspectos emocionais do indivíduo, com isso além de evitar o abandono, conciliaria a satisfação com a prática de atividade física.

Quando uma pessoa se conhece melhor, estando ciente de seus limites e resistências, mais chances ela tem de acertar na atividade escolhida e maior sua possibilidade de sucesso. Uma avaliação psicológica pode auxiliá-lo neste processo. Um obeso sedentário precisa ser orientado de forma diferente de um esportista que descobriu ser cardíaco, por exemplo. (Valle, 2000).

Qualquer prática esportiva sofre a influência de uma série de fatores, o Psicólogo do Esporte através de uma a avaliação psicológica pode conhecer melhor como estes fatores interferem na prática de exercícios de cada pessoa, conhecer sobre suas expectativas e metas com a iniciação física.

O objetivo principal da Avaliação Psicológica em academias é entender o sujeito nas suas esferas física e mental. Por tanto, a avaliação e seus resultados não estarão para rotular o praticante ou expor-lhe aos demais profissionais, serão utilizados apenas pelo psicólogo e este repassará somente as informações básicas e necessárias para a elaboração de um treino e atendimento mais adequado ao praticante.

Em termos financeiros, a intervenção de um psicólogo tem baixo custo se considerarmos o alto índice de evasão das academias, ou mesmo, o investimento em planos de aulas que não são usados, pois os praticantes desistem antes de findar o pacote contratado. Ao investir em um psicólogo do esporte para o trabalho de Avaliação Psicológica é possível ter um levantamento detalhado do perfil psicológico dos praticantes, conhecendo nível de tensão, ansiedade, nível de vigor e produtividade, estados de humor, avaliação das expectativas, (Cozac, 2004). Desta forma a academia vai oferecer para a praticante aquilo que ele veio buscar, e o praticante terá mais conhecimento sobre suas expectativas e de quais estratégias serão traçadas para alcançar resultados.

Fonte: www.psicologiasdobrasil.com.br

Comentários Facebook

Destaque

Estreia nesta segunda-feira (27) na Rádio 104.1 FM em Rondonópolis o ‘Programa Arena 104 Esportes’

Publicado

A esq. Luciano Feitosa ao lado do Narrador da ESPN, Cledi Oliveira, em seminário de jornalismo esportivo- Foto: Ilcimar Aranhas

Estreia nesta segunda-feira (27) na Rádio 104.1 FM em Rondonópolis, o ‘Programa Arena 104 Esportes’. A programação que irá ao ar de segunda a sexta no horário das 12h ás 13h, será pautada com entrevistas e noticias do esporte local, estadual e nacional. Será um programa de rádio caracterizado pelo uso de uma linguagem acessível e dinâmica, com o intuito de valorizar todas as modalidades esportivas como Futebol, atletismo, ciclismo, futebol americano, basquete entre outros esportes.

A apresentação será de Ana Maria e Luciano Feitosa ‘O engenheiro da Bola’.

Luciano Feitosa é jornalista esportivo e faz parte da nova geração que vem tomando conta da crônica esportiva mato-grossense e irá fazer uma parceria com Ana Maria, comunicadora há mais de 20 anos, que vai ser a nova voz feminina do esporte.

A 104.1 FM, pertence ao Grupo Roberto Dorner de Comunicação, que possui ainda na cidade a emissora de TV (SBT) e a rádio Antena 1 (94.1 FM).

Comentários Facebook
Continue lendo

Destaque

SÉRIE B: Cuiabá vence o CRB-AL fora de casa a avança na tabela

Publicado

Foto: Assessoria

O Cuiabá conseguiu mais um ótimo resultado fora de casa pelo Campeonato Brasileiro da Série B. O Dourado venceu na noite deste sábado (7)o CRB-AL por 1 a 0 no estádio Rei Pelé, e se reaproximou da competição.

O gol da vitória dos mato-grossenses foi anotado no segundo tempo por Felipe Alves.

O resultado coloca o dourado na décima posição com 20 pontos.

Na próxima rodada, o Cuiabá recebe o São Bento-SP na Arena Pantanal no sábado (10).

Comentários Facebook
Continue lendo

Esporte Amador

Estadual

Mais Esportes

Mais Lidas da Semana