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Atletismo

Cuidados para quem pratica atividade física ao ar livre durante as chuvas

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Os corredores devem ficar atentos ao melhor tipo de tênis para a chuva — Foto: Getty Images

Os corredores devem ficar atentos ao melhor tipo de tênis para a chuva — Foto: Getty Images

Choveu, e agora? As chuvas de verão, especialmente no sudeste do país, provocam o caos nas cidades despreparadas e atrasam os treinos de quem se exercita ao ar livre. Mas a chuva não precisa ser necessariamente um obstáculo para a atividade física, como ensina o educador físico Alisson Lopes. A ideia é encarar a meteorologia como mais um desafio do treinamento. Se não houver raios nem risco de alagamento, o negócio é malhar debaixo d’água. Mas é importante ressaltar que todo cuidado é pouco. Por isso, Lopes listou para o Eu Atleta dez dicas de cuidados e precauções que pessoas que praticam atividade ao ar livre devem ter sob a previsão de chuva.

– Não vejo nenhum problema quanto aos praticantes de atividades em outdoor se exercitarem na chuva, desde que tenham atenção a esses cuidados – comenta.

  1. Abrigo contra raios e relâmpagos – Se o temporal tiver raios, não permaneça em áreas abertas como campos de futebol e quadras de tênis e nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas. Hora de abandonar os treinos. Assim como nos relâmpagos, já que o clarão é a luminosidade provocada por descargas elétricas; ou seja, é um sinal de alerta que recebemos e o praticante deve sim buscar proteção imediatamente.
  2. Tênis com solado adequado – Para corredores, é fundamental a escolha de tênis com solado apropriado para o asfalto liso. Sobretudo nos dias de chuva, para que não haja o encharcamento e cause desconforto na prática. Os tênis devem ser impermeáveis, com tratamento de aderência (DWR – Durable Water Repellent), ou possuir engenharia pensada para os dias de chuva. Use estas referências na hora da compra.
  3. Tipo de tecido – É importante ficar atento ao tipo de roupa. O ideal é vestir peças leves, feitas de material sintético (poliamida, poliéster), estilo dry fit perfurado, por exemplo, e evitar o algodão, pois molhado ele pesa demais. Utilizar bonés ou viseiras podem ser uma excelente estratégia também para evitar que a água toque nos olhos.
  4. Na piscina – Para os praticantes de atividades aquáticas, os cuidados devem ser redobrados em caso de tempestades com raios, pois em geral as águas utilizadas nas piscinas são cheias de íons, sais e componentes químicos que a tornam um potencial condutor de energia. Sendo assim, a recomendação é sair imediatamente da piscina e procurar abrigo seguro;
  5. Na trilha e na montanha – Praticantes de trilhas, trekking, escalada ou rapel devem, antes de tudo, acompanhar a previsão do tempo. Além disso, o ideal é marcar o horário de partida da aventura para o mais cedo possível. Se estiver em situação de risco e exposição a raios durante a trilha, procure se agachar e ficar em posição fetal, mas não deite no chão: nesta posição, agachado, apenas as pontas dos pés devem tocar o solo. Neste momento é importante não ficar em grupos grudados, mantenham-se afastados e tentem sair do cume o mais rapidamente possível. Os cuidados de quem escala são os mesmos de quem faz trilha, apesar de o nível de exigência da escalada ser maior.
  6. Na bike – Se estiverem pedalando em lugares de maior altitude, os ciclistas devem ir rapidamente para lugares mais baixos. Não é indicado que fiquem muito próximos uns dos outros. É importante usar roupas impermeáveis, e se possível sempre levar outras peças para manter a temperatura corporal. Uma jaqueta impermeável com capuz é sempre indicada.
  7. Na praia – Em dias de chuva, você pode correr na areia normalmente, exceto se houver relâmpagos e raios. Se vai nadar no mar aberto, precisa ficar atento às condições do mar e das marés. Se ela subir demais ou o mar ficar agitado, não de deve mergulhar ou nadar. Já os esportes de areia devem ser realizados após uma boa preparação dos músculos estabilizadores, principalmente das articulações dos tornozelos e joelhos. Em areias que são inclinadas, a coluna vertebral será demasiadamente exigida, o que não aconselhado para praticantes que buscam saúde.
  8. Banho quente ou frio? – Nos dias de atividade ao ar livre, se o praticante tomou aquele banho inesperado de chuva, trocando a temperatura quente do corpo pela da água fria, o ideal é chegar em casa e o quanto antes tomar um banho morno, para equilibrar a temperatura corporal;
  9. Vitamina para já! – A alimentação saudável é fundamental para os praticantes, sobretudo as vitaminas que reforçam o sistema imunológico, tais como: vitaminas A, B2/B6, a famosa vitamina C, entre outras;
  10. Em casa – Em dias de tempestades, com raios e alagamentos, até mesmo ir para a academia pode ser uma aventura. A prática mais segura, nesse caso, é a atividade física em casa. Lembre-se apenas de colocar um tênis, roupas leves e confortáveis e sempre contar com orientação profissional. Os praticantes em residência, que a cada dia tem seu número aumentado, devem procurar um profissional de Educação Física formado e que tenha experiência em atendimento personalizado presencial e online, que possa tirar dúvidas, acompanhar e monitorar mesmo que à distância. Evitar aplicativos mecânicos, robotizados.

Da redação com Eu Atleta

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Atletismo

Corrida de obstáculos 4Bravo Rustic Run será adiada

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A corrida de obstáculos 4Bravo Rustic Run, edição 2020, do 4º Batalhão de Polícia Militar, será adiada. Prevista para ocorrer no próximo fim de semana, em Várzea Grande. O adiamento é uma medida preventiva e tem como base o Decreto no 407, de 16 de março de 2020, do Governo do Estado de Mato Grosso, para conter a propagação do coronavírus (COVID-19).  Veja abaixo a nota dos organizadores.

4BRAVO RUSTIC RUN – Edição 2020

A Associação de Praças da Polícia e Bombeiro Militar – ASPRAMAT, em parceria com o 4° Batalhão de Polícia Militar- CRII, em Várzea Grande-MT, vem a público informar o ADIAMENTO da 3ª edição da corrida com obstáculos 4BRAVO RUSTIC RUN – Edição 2020.

Tal decisão está pautado no Decreto no 407, de 16 de março de 2020, do Governo do Estado de Mato Grosso; Decisão 02/2020/PR/FAMT/2020, da Federação de Atletismo de Mato Grosso, que orienta e regulamenta as medidas de prevenção ao COVID-19 pelo Poder Executivo, reforçando tal prevenção FAMT adia o calendário de corridas em razão de saúde pública.

A organização da corrida irá agendar na FAMT novas datas que serão divulgadas pelas redes sociais @4bravo, morro-mt e pelos canais criados para veiculação dos informativos da corrida.

Queremos reforçar nosso compromisso com os atletas e apoiadores, que investiram para participar dessa corrida com obstáculos, nossos apoiadores, que investiram no projeto de prevenção primária que depende desse evento desportivo, a saber 4BRAVO LUTAS.

Desta feita, editaremos novo calendário de RETIRADA DOS KITS, a véspera da próxima data a ser definida pela Federação e ASPRAMAT/4BRAVO.

Reafirmamos nosso compromisso de proporcionar o melhor ambiente de prova desportiva, com muita alegria, desafios, entretenimento e satisfação a todos vocês, pois nosso compromisso é Servir e Proteger nossa sociedade.

AGUARDEM, será melhor ainda!

ASPRAMAT-4BRAVO

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Atletismo

Terceira Corrida Maria da Penha em Barra do Garças é suspensa por recomendação da Saúde Municipal

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A Comissão Organizadora da “3ª Corrida Maria da Penha pelo Fim da Violência Doméstica” informa que a prova foi suspensa, por tempo indeterminado, por orientação da Secretaria Municipal de Saúde (SES), em decorrência da pandemia de coronavírus. O evento estava marcado para o dia 21 de março, em Barra do Garças, 530 km de Cuiabá.

A defensora pública que preside a comissão, Lindalva de Fátima Ramos, informa que uma nova data para o evento será definida em reunião, no dia 13 de abril, às 9h, na sede da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica Contra a Mulher de Barra do Garças e Pontal do Araguaia.

“O que pedimos agora é a compreensão de todos que se inscreveram para que mantenham suas inscrições. A 3ª Corrida será realizada em data oportuna e foi cancelada para evitar aglomerações durante o período de maior risco de contágio. A nova data observará o calendário de Corridas de Rua da Federação Mato-Grossense de atletismo”, explica.

Porém, caso o atleta queira o valor da inscrição de volta, poderá solicitar pelo e-mail: [email protected]. Todos os que se inscreveram para a prova receberão a informação da suspensão por e-mail e também poderão tirar dúvidas ligando: (66) 3401-1388 ou indo diretamente na sede da Rede de Frente.

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