conecte-se conosco


Esportes

Covid-19: nadador da seleção nos anos 90 está em UTI, em São Paulo

Publicado

source

No início deste mês, Edilson Silva, um dos maiores nadadores do estado do Pará, entrou na lista dos infectados pelo novo coronavírus (covid-19). Natural da capital Belém, o atleta master, de 49 anos, foi internado às pressas em um hospital particular de São Paulo (SP). “Ele estava entubado. Mas, ontem (15), o equipamento foi retirado. Segue na UTI, mas evoluindo. Graças a Deus”, relatou a cunhada Cláudia Cunha, à Agência Brasil.

“É importante falarmos que a doença é grave e as pessoas precisam se prevenir e se proteger”, aconselhou Cláudia, que iniciou uma campanha de arrecadação de recursos, entre amigos, em sua conta pessoal no Instagram, para ajudar a pagar os custos com o tratamento médico do atleta.

“O Edilson tem uma microempresa. E, como milhares de pessoas pelo Brasil, infelizmente, está sofrendo bastante nesse período de pandemia. O tratamento está correndo bem. Mas não sabemos quanto tempo pode durar. Por isso, qualquer ajuda é sempre bem-vinda”, conclui a cunhada. 

Dentro das piscinas, Edilson integrou a seleção brasileira adulta no Mundial de Palma de Mallorca (Espanha), em 1993. Na ocasião, ficou bem perto de conquistar uma das vagas para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Barcelona (Espanha), em 1992. 

O nado costa é o estilo favorito do atleta. Foi nele que o paraense faturou, entre outras conquistas, duas medalhas de bronze, uma nos 50 metros e outra na prova dos 100 m no Mundial Master de 2012, na categoria entre 40 e 44 anos.

Em 2009, o nadador competiu o Campeonato Americano de Natação, pela equipe da Universidade de Indiana (Estados Unidos), onde estudou. O paraense conquistou o ouro nas provas de 50 m e 100 m  costas, além de um bronze nos 50 m borboleta.  Por equipes, o nadador também coleciona triunfos: o ouro nos 4 por 50 m medley e nos 40 por 100 m medley, com o recorde mundial da época. Durante a carreira, ele já bateu mais de dez recordes sul-americanos, 13 recordes brasileiros e quatro recordes norte-americanos.

Edição: Cláudia Soares Rodrigues

Comentários Facebook

Esportes

Barcelona vence Leganés e se distancia na liderança do Espanhol

Publicado

source

O líder do Campeonato Espanhol não foi brilhante, mas na volta ao Camp Nou, venceu. No confronto desta terça-feira (16) contra o último colocado da tabela, o Leganés, o Barcelona fez 2 a 0, em partida válida pela 29ª rodada da La Liga. Ansu Fati e Lionel Messi marcaram os gols da vitória, que levou o time catalão aos 64 pontos, cinco a mais do que o segundo colocado, Real Madrid, que vai jogar quinta-feira (18) contra o Valencia.

O placar foi aberto aos 42 minutos do primeiro pelo jovem africano Ansu Fati, de 17 anos. Nascido em Guiné-Bissau, ele é naturalizado espanhol. No segundo tempo, coube ao artilheiro da La Liga, o argentino Messi, ampliar o marcador. O camisa 10 do Barça, de pênalti, chegou ao gol de número 21 na competição pelo 12º ano consecutivo. Foi o gol de número 699 na carreira do argentino.

Esta foi a segunda rodada do Espanhol após três meses de paralisação por conta do novo coronavírus (covid-19). No início da partida, no estádio Camp Nou, houve um minuto de silêncio em homenagem às 27.136 vítimas fatais da pandemia no país.

Edição: Sergio du Bocage

Comentários Facebook
Continue lendo

Esportes

Bayern de Munique vence Werder Bremen e conquista o octacampeonato

Publicado

source

Com duas rodadas de antecedência e emoção no fim da partida, o Bayern de Munique conquistou na tarde hoje (16) seu oitavo título alemão consecutivo. Os bávaros precisavam de uma vitória simples fora de casa contra o Werder Bremen para levantar a taça, e não decepcionaram: 1 a 0 com gol do artilheiro Robert Lewandowski.

Os visitantes partiram pra cima logo no início do jogo. Aos três minutos, Davies cruzou na área, mas Gnabry acabou não alcançando a bola. O Werder Bremen melhorou e conseguiu controlar as ações adversárias, pelo menos até os 20 minutos do primeiro tempo. Foi quando um temporal desabou sobre o vazio Werestadion, empolgando o líder da Bundelisga, que começou a massacrar a equipe adversária. Aos 22 minutos, Coman teve oportunidade de cabeça após cruzamento de Müller. Três minutos depois, Kimmich chutou na trave. A pressão não parou até o gol sair.

Como não era incomodado, o Bayern passou a ser só ataque, até que o zagueiro Boateng encontrou Lewandowski sozinho na área. O polonês dominou e tocou na saída do goleiro para abrir o placar.

Na segunda etapa, o Bayern continuou muito superior e controlou a partida até os 33 minutos, quando o lateral-direito Davies recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Lutando contra o rebaixamento, o Werder Bremen precisava atacar. O dono da casa pressionou, acuou o adversário e só não empatou devido a uma defesa milagrosa de Manuel Neuer aos 44 minutos. Bartels cruzou pela direita e Osako desviou de cabeça no canto direito. O goleiro voou para garantir o octacampeonato do Bayern de Munique e começar a festa no estádio adversário.

Apesar da conquista, o título alemão não foi fácil. O Bayern começou mal a temporada com o técnico Niko Kovac. Após sofrer uma goleada de 5 a 1 para o Eintracht Frankfurt, o treinador croata foi demitido. Hans-Dieter Flick assumiu interinamente e oscilou no início. Com o tempo, o time encaixou e chegou ao título com 17 vitórias e um empate nas últimas 18 rodadas da Bundesliga. No próximo sábado (20), às 10h30 (horário de Brasília) o agora octacampeão recebe o Freiburg, na Allianz Arena.

 

Edição: Cláudia Soares Rodrigues

Comentários Facebook
Continue lendo

Esporte Amador

Estadual

Mais Esportes

Mais Lidas da Semana