conecte-se conosco


Destaque

Conheça cinco perigos escondidos na areia da praia e se cuide neste verão

Publicado

Passar o dia na areia é um passatempo típico do verão. No entanto, pode haver mais perigos do que você imagina. Para lidar com a areia, as brincadeiras na água e o surfe, você deveria saber que além de pequenas conchas e queimaduras solares, é preciso conhecer os perigos potenciais para se manter seguro e fazer de suas férias uma experiência agradável e sem traumas. Confira:

EuAtleta - mulher correndo na areia (Foto: Getty Images)Médica aconselha correr de tênis na areia (Foto: Getty Images)

1. Buraco ou bancos de areia: de acordo com um estudo de 2007, a areia pode ser responsável por mais mortes na praia do que ataques do tubarão. As pessoas subestimam o quão rápido se formam os buracos na areia, fazendo áreas de redemoinho as quais podem engolir uma pessoa e causar afogamento. Normalmente, as vítimas ficam completamente submersas quando as paredes do buraco de areia inesperadamente entraram em colapso, como areia movediça, deixando praticamente nenhuma evidência do buraco ou localização da vítima.

Ao construir castelos de areia ou cavar buracos na praia, mantenha as crianças longe dos mesmos, principalmente se forem profundos ou mais altos do que a altura da cintura. O mesmo recomendamos para quando entrarem na água, isso serve para a sua segurança.

2. Areia contaminada: bactérias como a Escherichia coli ( E. Coli) são um dos perigos da recreação à beira-mar. A E. coli é uma das principais espécies de bactérias que vivem no intestino inferior dos mamíferos, incluindo os seres humanos. Estirpes patogênicas de E. coli podem causar vômitos e diarreia. Essa bactéria pode prosperar bem na praia e até mesmo aprender a crescer e reproduzir na região. A bactéria é depositada na areia através do material fecal de muitos animais, incluindo cães, gatos e aves.

Enquanto E. coli é relativamente inofensiva (desconforto estomacal), pode ser um indicador de outros micróbios presentes na praia de contaminação fecal que pode revelar-se mais grave, como a salmonela. A contaminação ocorre frequentemente pela ingestão dos micróbios, portanto lavar as mãos depois de entrar em contato com a areia e antes de comer é fundamental.

Como sou ortopedista, preferi não entrar em detalhes sobre outras contaminações com parasitas na areia que ocorrem, como o famoso bicho geográfico.

3. Barbatanas e espinhos de animais vivos: muitas pessoas acreditam que é com os tubarões que devemos nos preocupar na água, mas as maiores ameaças estão escondidas na areia. Alguns animais se enterram sob a areia em águas quentes e costeiras. Como tal, o animal pode ser difícil de ser visto por uma pessoa que pode acidentalmente pisar e irritá-lo.

As arraias têm uma barbatana pequena e venenosa no final da cauda. O veneno pode causar dor e irritação. Geralmente as picadas não são fatais a menos que uma pessoa seja alérgica à toxina.Bater os pés na areia e dar passos largos é uma maneira de alertar arraias e outros

4. Águas-vivas: as medusas são encontradas em abundância no litoral. Algumas águas-vivas são geralmente inofensivas, mas muitas outras têm toxinas em seus tentáculos. Dependendo da espécie de água-viva, o contato com os tentáculos pode produzir uma queimadura leve e até uma reação neurológica grave. Isso ocorre dentro da água, mas muitas vezes elas estão no chão de areia.

Recomenda-se colocar vinagre ou soro fisiológico para aliviar a pele em caso de contato. Estas substâncias podem aliviar a toxina da água-viva e a queimadura na pele.

A única forma de se proteger e evitar perfurações é sempre usar chinelos ou sandálias para andar, e se for correr na areia, use tênis, assim você se protege de qualquer corte”.
Ana Paula Simões

5. Perfurações: como sou cirurgiã, atendo muitas pessoas que pisam em algum material cortante que necessitam de uma pequena cirurgia para ser removido, como cacos de vidro, latas e até pequenos pregos.

Existem alguns perfurantes da natureza, como espinhos e barbatanas os quais perfuram a pele e se instalam em regiões profundas como a musculatura do pé.

A única forma de se proteger e evitar que isso ocorra é sempre usar chinelos ou sandálias para andar, e se for correr na areia, use tênis, assim você se protege de qualquer corte ou perfuração.

O mar e a areia podem proporcionar maravilhosas férias de verão. Basta estar ciente do poder incrível da Mãe Natureza quando se aventurar na praia para que nada atrapalhe sua viagem!

*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.

EuAtleta Ana Paula Simoes Ortopedia Especialista (Foto: EuAtleta)

ANA PAULA SIMÕES
Mestre em ortopedia e traumatologia pela Santa Casa de São Paulo. Especialista e delegada regional do Comitê de Traumatologia esportiva, médica assistente do grupo de traumatologia da Santa Casa de São Paulo e da Sociedade Brasileira de Futebol Feminino e membro da Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva. www.anapaulasimoes.com.br

Comentários Facebook

Destaque

Estreia nesta segunda-feira (27) na Rádio 104.1 FM em Rondonópolis o ‘Programa Arena 104 Esportes’

Publicado

A esq. Luciano Feitosa ao lado do Narrador da ESPN, Cledi Oliveira, em seminário de jornalismo esportivo- Foto: Ilcimar Aranhas

Estreia nesta segunda-feira (27) na Rádio 104.1 FM em Rondonópolis, o ‘Programa Arena 104 Esportes’. A programação que irá ao ar de segunda a sexta no horário das 12h ás 13h, será pautada com entrevistas e noticias do esporte local, estadual e nacional. Será um programa de rádio caracterizado pelo uso de uma linguagem acessível e dinâmica, com o intuito de valorizar todas as modalidades esportivas como Futebol, atletismo, ciclismo, futebol americano, basquete entre outros esportes.

A apresentação será de Ana Maria e Luciano Feitosa ‘O engenheiro da Bola’.

Luciano Feitosa é jornalista esportivo e faz parte da nova geração que vem tomando conta da crônica esportiva mato-grossense e irá fazer uma parceria com Ana Maria, comunicadora há mais de 20 anos, que vai ser a nova voz feminina do esporte.

A 104.1 FM, pertence ao Grupo Roberto Dorner de Comunicação, que possui ainda na cidade a emissora de TV (SBT) e a rádio Antena 1 (94.1 FM).

Comentários Facebook
Continue lendo

Destaque

SÉRIE B: Cuiabá vence o CRB-AL fora de casa a avança na tabela

Publicado

Foto: Assessoria

O Cuiabá conseguiu mais um ótimo resultado fora de casa pelo Campeonato Brasileiro da Série B. O Dourado venceu na noite deste sábado (7)o CRB-AL por 1 a 0 no estádio Rei Pelé, e se reaproximou da competição.

O gol da vitória dos mato-grossenses foi anotado no segundo tempo por Felipe Alves.

O resultado coloca o dourado na décima posição com 20 pontos.

Na próxima rodada, o Cuiabá recebe o São Bento-SP na Arena Pantanal no sábado (10).

Comentários Facebook
Continue lendo

Esporte Amador

Estadual

Mais Esportes

Mais Lidas da Semana