conecte-se conosco


Esportes

Brasileiros dão show de solidariedade em ultramaratona virtual

Publicado

source

O domingo (14) foi um histórico para atletas solidários e apaixonados por corrida. Mais de 35 mil pessoas ao redor do mundo participaram da Ultramaratona Comrades, um evento criado em 1921, na África do Sul, para ajudar os mais necessitados. Pela primeira vez, a competição ocorreu à distância, por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19). E o Brasil foi a nação estrangeira com maior número de inscritos: 1.600 participantes.

A Comrades foi idealizada por um soldado que lutou na frente da África Oriental durante a Primeira Guerra Mundial, de acordo com o embaixador e atleta da prova no Brasil, Nato Amaral. “Esse evento é muito esperado pela população local. Além da parte esportiva, tem o lado solidário. É uma prova bem famosa por lá por ter esse cunho solidário para o pessoal que infelizmente ainda vive com muitas necessidades naquela região”, relatou Nato Amaral à Agência Brasil. 

Presencialmente, o trajeto era de aproximadamente 90 quilômetros, entre as cidades sul-africanas de  Pietermaritzburg, onde nasceu o soldado, e Durban. Excepcionalmente, na prova deste domingo (14), os participantes puderam escolher entre cinco distâncias: 5 km, 10 km, 21,1 km, 45 km e 90 km. “Foi uma enorme sensação de união neste período de isolamento social forçado pelo coronavírus. Mostramos que a solidariedade pode vencer a doença. Seguindo as orientações das autoridades sanitárias, o evento transcorreu muito bem. Mais uma vitória da vida “, ressaltou Nato Amaral, que já participou de 16 provas presenciais no país sul-africano. Ao contrário das provasanteriores, quando percorreu os 90 km, ontem (14), este ano ele fez o trajeto de 21,1km, por ruas da capital paulista, finalizando a corrida em 2h07min07s.

EU, ZILMA RODRIGUES DA SILVA , AUTORIZO A AGÊNCIA BRASIL A UTILIZAR AS FOTOS DA MINHA PÁGINA DO INSTAGRAM NA MATÉRIA A SER PUBLICADA NA SEGUNDA-FEIRA (15). EU, ZILMA RODRIGUES DA SILVA , AUTORIZO A AGÊNCIA BRASIL A UTILIZAR AS FOTOS DA MINHA PÁGINA DO INSTAGRAM NA MATÉRIA A SER PUBLICADA NA SEGUNDA-FEIRA (15).

Zilma Rodrigues completou o percurso de 90 km, num circuito de apenas 3 km, no bairo Vila Maria, na Zona Norte de São Paulo – Arquivo pessoal/Zilma Rodrigues

 

Também em São Paulo, a corredora Zilma Rodrigues fez os 90 km, em um circuito de apenas 3 km no bairro onde vive. Além de finalizar o longo percurso em 10h33min38s, a atleta curitibana, que já participou de outras 12 provas na África do Sul, colaborou com duas entidades assistenciais. “Aqui na Vila Maria, na Zona Norte de São Paulo, estivemos arrecadando ração para animais abandonados e fizemos também uma ação social para arrecadar fundos para a ONG Olhar da Bia, um pessoal que faz ações sociais em escolas públicas da região. O desafio era a pessoa tentar acertar o meu tempo na prova. Dando cinco reais, concorria a um kit com bermuda e um top. O mesmo que eu usei durante a prova. É assim que se transforma a sociedade através do esporte. A pandemia dificultou um pouco, mas mesmo assim vencemos”, contou entusiasmada Zilma. 

Outro maratonista que aproveitou a oportunidade para ajudar os mais carentes foi o gaúcho Niumar Velho. Ele percorreu O “Aproveitei a oportunidade para propor também esse desafio dos palpites. O pessoal poderia tentar acertar o tempo que eu iria finalizar a prova. Cada palpite valia cinco reais. Foi muito bom, conseguimos arrecadar mais de 50 cestas básicas e muitos agasalhos. Durante a semana, vamos distribuí-las às entidades da nossa região, já que o inverno está chegando e tem muita gente precisando de ajuda por aqui”, explicou o atleta . O gaúcho, que já havia participado de três provas presenciais da Comrades, completou a prova de ontem (14) em 03h03min50s.

EU, NIUMAR VELHO, AUTORIZO A AGÊNCIA BRASIL A UTILIZAR AS FOTOS DA MINHA PÁGINA DO INSTAGRAM NA MATÉRIA A SER PUBLICADA NA SEGUNDA-FEIRA (15). EU, NIUMAR VELHO, AUTORIZO A AGÊNCIA BRASIL A UTILIZAR AS FOTOS DA MINHA PÁGINA DO INSTAGRAM NA MATÉRIA A SER PUBLICADA NA SEGUNDA-FEIRA (15).

O maratonista Niumar Velho precisou dar dar nove voltas em um circuito de 5 km, para completar os 45 km em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha.- Arquivo pessoal/ Niumar Velho

 

Por ter sido realizada de forma virtual, a edição deste ano da Ultramaratona  não contou para os registros dos atletas, ou seja, não foram computados os tempos para definir vencedores em cada uma das distâncias. A única exigência aqui no Brasil era de que o atleta finalizasse a prova entre 00;00 às 23h de ontem (14). Os tempos foram registrados por relógios ou cronômetros portados pelos atletas durante os trajetos. Os marcadores de tempo serão  enviados aos organizadores da prova na África do Sul. 

 

Edição: Cláudia Soares Rodrigues

Comentários Facebook

Esportes

Barcelona vence Leganés e se distancia na liderança do Espanhol

Publicado

source

O líder do Campeonato Espanhol não foi brilhante, mas na volta ao Camp Nou, venceu. No confronto desta terça-feira (16) contra o último colocado da tabela, o Leganés, o Barcelona fez 2 a 0, em partida válida pela 29ª rodada da La Liga. Ansu Fati e Lionel Messi marcaram os gols da vitória, que levou o time catalão aos 64 pontos, cinco a mais do que o segundo colocado, Real Madrid, que vai jogar quinta-feira (18) contra o Valencia.

O placar foi aberto aos 42 minutos do primeiro pelo jovem africano Ansu Fati, de 17 anos. Nascido em Guiné-Bissau, ele é naturalizado espanhol. No segundo tempo, coube ao artilheiro da La Liga, o argentino Messi, ampliar o marcador. O camisa 10 do Barça, de pênalti, chegou ao gol de número 21 na competição pelo 12º ano consecutivo. Foi o gol de número 699 na carreira do argentino.

Esta foi a segunda rodada do Espanhol após três meses de paralisação por conta do novo coronavírus (covid-19). No início da partida, no estádio Camp Nou, houve um minuto de silêncio em homenagem às 27.136 vítimas fatais da pandemia no país.

Edição: Sergio du Bocage

Comentários Facebook
Continue lendo

Esportes

Bayern de Munique vence Werder Bremen e conquista o octacampeonato

Publicado

source

Com duas rodadas de antecedência e emoção no fim da partida, o Bayern de Munique conquistou na tarde hoje (16) seu oitavo título alemão consecutivo. Os bávaros precisavam de uma vitória simples fora de casa contra o Werder Bremen para levantar a taça, e não decepcionaram: 1 a 0 com gol do artilheiro Robert Lewandowski.

Os visitantes partiram pra cima logo no início do jogo. Aos três minutos, Davies cruzou na área, mas Gnabry acabou não alcançando a bola. O Werder Bremen melhorou e conseguiu controlar as ações adversárias, pelo menos até os 20 minutos do primeiro tempo. Foi quando um temporal desabou sobre o vazio Werestadion, empolgando o líder da Bundelisga, que começou a massacrar a equipe adversária. Aos 22 minutos, Coman teve oportunidade de cabeça após cruzamento de Müller. Três minutos depois, Kimmich chutou na trave. A pressão não parou até o gol sair.

Como não era incomodado, o Bayern passou a ser só ataque, até que o zagueiro Boateng encontrou Lewandowski sozinho na área. O polonês dominou e tocou na saída do goleiro para abrir o placar.

Na segunda etapa, o Bayern continuou muito superior e controlou a partida até os 33 minutos, quando o lateral-direito Davies recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Lutando contra o rebaixamento, o Werder Bremen precisava atacar. O dono da casa pressionou, acuou o adversário e só não empatou devido a uma defesa milagrosa de Manuel Neuer aos 44 minutos. Bartels cruzou pela direita e Osako desviou de cabeça no canto direito. O goleiro voou para garantir o octacampeonato do Bayern de Munique e começar a festa no estádio adversário.

Apesar da conquista, o título alemão não foi fácil. O Bayern começou mal a temporada com o técnico Niko Kovac. Após sofrer uma goleada de 5 a 1 para o Eintracht Frankfurt, o treinador croata foi demitido. Hans-Dieter Flick assumiu interinamente e oscilou no início. Com o tempo, o time encaixou e chegou ao título com 17 vitórias e um empate nas últimas 18 rodadas da Bundesliga. No próximo sábado (20), às 10h30 (horário de Brasília) o agora octacampeão recebe o Freiburg, na Allianz Arena.

 

Edição: Cláudia Soares Rodrigues

Comentários Facebook
Continue lendo

Esporte Amador

Estadual

Mais Esportes

Mais Lidas da Semana