conecte-se conosco


Estadual

Amace aciona CBF por restrições

Publicado

Orlando Antunes, Presidente da AMACE- Foto: Assessoria

A Associação Mato-grossense de Cronistas Esportivos (Amace), entidade filiada à Associação Brasileira dos Cronistas Esportivos (Abrace), responsável pelo credenciamento dos profissionais de imprensa esportiva no Estado de Mato Grosso, pode acionar judicialmente a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A entidade que representa a imprensa esportiva alega que ao divulgar o documento chamado de ‘Diretriz Técnica Operacional’, na última sexta (24), a CBF ‘impediu’ os profissionais de exercerem a profissão nas competições nacionais realizadas nos estádios brasileiros.

“O documento da CBF é uma afronta, está cerceando o direito de repórteres, narradores e comentaristas, ocuparem seus postos de trabalho nos estádios”, condena Orlando de Oliveira Antunes, presidente da associação estadual de Mato Grosso.

Na petição que deve ser protocolada no Rio de Janeiro, contra a CBF, a Amace alega que “as restrições não levaram em conta o pequeno número de emissoras de rádio locais que transmitem as competições, e que a Arena Pantanal possui o terceiro piso isolado, apenas para a imprensa esportiva, com cabines em separado’.

Segundo ainda o documento, “não há condições técnicas de operar os equipamentos de transmissão nas arquibancadas, onde não há sem energia elétrica, internet ou cabeamentos”, diz a Amace.

A entidade se mostra contrária inclusive à exigência de manter os repórteres longe do campo de jogo.

 “A distância entre os repórteres, sempre posicionados atrás dos gols e os atletas em campo é superior a 10 metros, deste ponto os profissionais tem melhor visão para relatar as jogadas ao vivo. A exigência de manter os profissionais nas arquibancadas prejudica a qualidade técnica e operacional da transmissão”, pontua Antunes, através do advogado Ussiel Tavares, que já presidiu o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) e tem profundo conhecimento no futebol.

Não bastassem esses argumentos a Amace cita a crise financeira que se abateu sobre a categoria, gerando dezenas no estado e centenas de desempregados no Pais, devido a pandemia.

“Não estamos brigando apenas pelos profissionais de Mato Grosso, mas por todos os colegas do País, para continuarmos informando com precisão e isenção os ouvintes/torcedores, respeitando as normas de biossegurança exigidas pelas autoridades sanitárias, como aferição de temperatura corporal na entrada dos estádios, uso se máscara facial e higienização com álcool gel,” disse o presidente.

Antunes lembra que no Estado do Paraná, ação movida pela Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado do Paraná (AERP) e Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná (SERT-PR), obteve êxito ao questionar ação semelhante. A Federação Paranaense de Futebol (FPF) havia liberado apenas os funcionários da Dazn, emissora que transmite as partidas via streaming para transmissão, vetando todos os demais profissionais.

Entre os argumentos, a juíza Carla Melissa Martins Tria, da 7ª Vara Cível de Curitiba, afirmou que “impossibilitar que os profissionais acessem os estádios e realizem a transmissão sonora é, portanto, chancelar a exclusão social de uma massa composta por milhares de ouvintes, torcedores ou não” e ‘o rádio exerce um papel de inegável’.

A estreia do Cuiabá – representante de Mato Grosso na Série B do Campeonato Brasileiro, está prevista para o dia 8 de agosto, na Arena pantanal, contra o Brasil de Pelotas-RS.

Comentários Facebook

Estadual

Presidente do União diz que realizou um sonho em colocar o time na final do Mato-grossense 2020

Publicado

Edicarlos Olegini presidente do União E.C- Foto: Assessoria

Em jogo disputado e emocionante, no estádio Luthero Lopes em Rondonópolis na última quarta-feira (9) quando o União E.C venceu o Dom Bosco por 1 a 0 e garantiu vaga na final do Campeonato Mato-grossense, o presidente do colorado Edicarlos Olegini se emocionou após o apito final.

Edicarlos que chegou ao clube há cerca de 15 anos, ja foi de tudo, preparador físico, massagista, treinador e agora presidente no segundo mandato, é um dos responsáveis pelo triunfo colorado, pois mesmo com pouco apoio, principalmente financeiro, foi ousado, reforçou a equipe no retorno do mato-grossense e colocou o vermelhinho na final da competição.

A última vez que o União chegou a final do estadual foi em 2010 quando foi campeão, com o mesmo treinador Everton Goiano.

 “Meu sonho como presidente do União está realizado, que é colocar o time em uma final do mato-grossense. Agora, vamos tentar conquistar esse título, eu gostaria de agradecer a todos que torceram por nós e que nos apoiam sempre em especial ao Gutemberg, e em nome dele, agradeço a todos que nos ajudaram a chegar nessa final’’. Concluiu Edicarlos.

As finais estão agendadas para os dias 20 e 23 de dezembro, o adversário do União será Luverdense ou Nova Mutum que ainda irão disputar as semifinais.

Comentários Facebook
Continue lendo

Estadual

Nova Mutum faz ajustes finais para encarar o Luverdense na semifinal do Mato-grossense

Publicado

Treinador William De Mattia- Foto: Assessoria

Após fazer história conquistando o título da segunda divisão do mato-grossense em 2019, o Nova Mutum dará mais um passo nos próximos dias: a disputa da semifinal da elite do Campeonato Mato-grossense. Serão duas partidas para a definição da vaga na final. A primeira delas, já acontece neste final de semana, domingo (13).

Peça-chave na campanha vitoriosa do ano passado e que trouxe o Azulão até este momento, o treinador William De Mattia, o Dema, falou sobre os jogos decisivos. “Tenho certeza que serão dois grandes jogos, duas grandes batalhas contra a equipe do Luverdense, que é uma grande equipe do futebol mato-grossense. Eliminamos outra grande equipe, que é o Sinop, nas quartas de final, e agora temos esse desafio contra o Luverdense. Tenho certeza que o objetivo de todas as equipes que chegaram à semifinal é chegar na final e nós somos uma dessas equipes. Chegando na final, consequentemente teremos calendário para o Nova Mutum em 2021, uma competição nacional. Vamos nos preparar muito para conquistar esse objetivo”, disse o treinador.

A primeira partida da semifinal será neste domingo, às 15h, no Estádio Passo das Emas. A volta está marcada para a próxima quarta-feira, no Estádio Valdir Doilho Wons.

Comentários Facebook
Continue lendo

Esporte Amador

Estadual

Mais Esportes

Mais Lidas da Semana