conecte-se conosco


Destaque

Saiba tudo sobre a infecção causada pela bactéria H.Pylori

Publicado

Especialistas explicam como se pega H. Pylori e quais as orientações sobre prevenção e tratamento da infecção gástrica

H. Pylori é a bactéria responsável por graves doenças gástricas.

A bactéria Helicobacter Pylori, chamada de H. Pylori, é a principal causadora de doenças como infecção gástrica, úlcera péptica e até câncer no estômago. Doença grave, mas em muitos casos assintomática, a infecção pelo H. Pylori ocorre quando há contato oral com saliva ou fezes dos portadores da bactéria, principalmente devido à falta de cuidado com alimentos e consequente ingestão de comida contaminada.
Grande parte da população que é infectada pelo H.Pylori não apresenta sintomas. Mas quando a infecção se manifesta, enjoos e dores de estômago são os maiores desconfortos dos pacientes.
“Os sintomas aparecem devido as alterações ulcerosas causadas pela bactéria no estômago ou mesmo a um quadro chamado de dispepsia funcional. Nesses casos, é comum sentir dor epigástrica, sensação de empachamento (estômago cheio), refluxo e até mesmo sangramento, nos casos mais graves”, explica o médico onco cirurgião Helio Toshio.

Transmissão e prevenção do H. Pylori

Apesar de muitas pessoas serem portadoras do H. Pylori e não apresentarem evidências da doença, elas são capazes de transmitir a bactéria, através de sua saliva e fezes. Como a contaminação pela bactéria ocorre devido a ingestão de alimentos mal higienizados, a forma de se prevenir desta infecção é ter cuidados básicos de higiene.
“Lavar bem os alimentos que serão consumidos crus, lavar sempre as mãos antes das refeições e também os utensílios utilizados são medidas simples de prevenção da doença”, orienta o Dr. Helio Toshio. Os médicos defendem que  prevenção é a melhor forma de combater a infecção por H. Pylori, visto que alguns tipos da bactéria podem ser muito resistentes aos antibióticos.
“O H. Pylori é  a única bactéria que se conhece que é capaz de infectar e sobreviver num ambiente extremamente ácido como a mucosa gástrica, isto porque possui mecanismos adequados de se proteger da acidez do estômago”, diz o médico especializado em gastroenterologia, José Mataruna.

Diagnóstico e tratamento do H. Pylori

diagnóstico da presença da bactéria H. Pylori pode ser feito com exames de sangue, teste respiratório, exame de fezes e endoscopia digestiva. A endoscopia digestiva permite avaliar não apenas o estômago, mas também o esôfago e a porção inicial do intestino, além da possibilidade de biópsia de lesões e detecção do tipo de bactéria presente no estômago.
O tratamento da infecção pelo H. Pylori é através de sua erradicação com o uso antibióticos específicos, geralmente uma associação de dois ou três antibióticos. “No tratamento da úlcera péptica, além da associação de antibióticos, usa-se também um agente inibidor de produção de ácido gástrico (inibidor de bomba de prótons, como o omeprazol, pantoprazol e outros)”, acrescenta o Dr. José Mataruna.
Algumas pessoas são expostas a cepas (tipos) de bactérias diferentes, sendo assim necessário trocar o tipo de antibiótico devido à resistência bacteriana a determinados medicamentos.
“Para saber qual o tipo de Cepa que acomete o paciente, é necessária a endoscopia digestiva, alta com a biópsia e cultura do material colhido. Após a determinação da Cepa, podemos saber qual a sensibilidade da bactéria para determinados antibióticos”, diz o médico Helio Toshio.
Revista Mulher
Comentários Facebook

Destaque

Estreia nesta segunda-feira (27) na Rádio 104.1 FM em Rondonópolis o ‘Programa Arena 104 Esportes’

Publicado

A esq. Luciano Feitosa ao lado do Narrador da ESPN, Cledi Oliveira, em seminário de jornalismo esportivo- Foto: Ilcimar Aranhas

Estreia nesta segunda-feira (27) na Rádio 104.1 FM em Rondonópolis, o ‘Programa Arena 104 Esportes’. A programação que irá ao ar de segunda a sexta no horário das 12h ás 13h, será pautada com entrevistas e noticias do esporte local, estadual e nacional. Será um programa de rádio caracterizado pelo uso de uma linguagem acessível e dinâmica, com o intuito de valorizar todas as modalidades esportivas como Futebol, atletismo, ciclismo, futebol americano, basquete entre outros esportes.

A apresentação será de Ana Maria e Luciano Feitosa ‘O engenheiro da Bola’.

Luciano Feitosa é jornalista esportivo e faz parte da nova geração que vem tomando conta da crônica esportiva mato-grossense e irá fazer uma parceria com Ana Maria, comunicadora há mais de 20 anos, que vai ser a nova voz feminina do esporte.

A 104.1 FM, pertence ao Grupo Roberto Dorner de Comunicação, que possui ainda na cidade a emissora de TV (SBT) e a rádio Antena 1 (94.1 FM).

Comentários Facebook
Continue lendo

Destaque

SÉRIE B: Cuiabá vence o CRB-AL fora de casa a avança na tabela

Publicado

Foto: Assessoria

O Cuiabá conseguiu mais um ótimo resultado fora de casa pelo Campeonato Brasileiro da Série B. O Dourado venceu na noite deste sábado (7)o CRB-AL por 1 a 0 no estádio Rei Pelé, e se reaproximou da competição.

O gol da vitória dos mato-grossenses foi anotado no segundo tempo por Felipe Alves.

O resultado coloca o dourado na décima posição com 20 pontos.

Na próxima rodada, o Cuiabá recebe o São Bento-SP na Arena Pantanal no sábado (10).

Comentários Facebook
Continue lendo

Esporte Amador

Estadual

Mais Esportes

Mais Lidas da Semana