conecte-se conosco


Destaque

Você sabe amarrar o cadarço do tênis? Conheça esta e outras curiosidades

Publicado

Você sabe usar todos os furos do tênis na amarração do cadarço? E você tem ideia do que significa o desgaste maior de um lado do que de outro na sola? Os tênis de corrida têm curiosidades interessantes que valem a pena ser conhecidas.

 Você sabe escolher o tênis certo? Veja
dicas e evite lesões durante a corrida 

Seu tênis tem maior desgaste na parte de fora
A afirmação acima é verdadeira para a grande maioria dos corredores e não tem muita relação com o tipo de pisada. Você pode ter uma pisada para dentro (pronada) e ainda assim gastar mais o tênis na parte de fora. Isso acontece porque, na biomecânica normal da corrida, o pé toca o chão primeiramente com a região lateral, e é esse o momento de maior impacto e desgaste para o tênis. Então não se preocupe muito com essa assimetria da sola. Muito provavelmente ela é normal.

Usando todos os furos para o cadarço
Sabe o último furo do tênis, aquele que fica mais próximo ao tornozelo? Ele é pouco usado, mas muito útil. Passando o cadarço por ali o tênis fica firme no pé, mesmo que esteja um pouco grande na parte da frente. A amarração é simples, mas é complicado explicá-la com palavras. Portanto procure vídeos da internet sobre o assunto e mantenha o tênis bem ajustado no pé.

           Impacto, tênis, fortalecimento: confira as novidades do universo da corrida

Como saber se é um modelo para pisada pronada, supinada ou neutra?
Tênis para pisada pronada costumam ter uma estrutura mais rígida na parte interna, muitas vezes de uma cor distinta do restante (cinza, por exemplo). Algumas marcas também escrevem nesses tipos de tênis palavras com menção a “suporte” (como por exemplo, “dinamic support”).

Os calçados para pisada supinada são comumente comercializados como os de pisada neutra. Neles você não encontrará estruturas diferentes na parte interna ou externa.

Tênis com prazo de validade?
Você deve aposentar o tênis após 500 km? Ou 600 km? Na verdade não existe embasamento científico forte para essa ideia de que o calçado deve ser trocado após certa quilometragem. Minha sugestão é trocar o tênis quando você julgar que ele está velho e pronto. Uma dica é se basear pelas ranhuras da sola: se seu tênis estiver muito careca, pode ser a hora de deixá-lo de lado.

          Tênis para todos os gostos: conheça os tipos diferentes para cada ocasião

Ter mais de um par é legal
Uma pesquisa mostrou que corredores que alternavam entre tênis diferentes se machucavam menos. Os calçados tinham que diferir entre um dos seguintes fatores: marca, modelo ou estilo. Sendo assim, com dois tênis diferentes você pode reduzir o risco de se machucar.

*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com

Comentários Facebook

Destaque

Estreia nesta segunda-feira (27) na Rádio 104.1 FM em Rondonópolis o ‘Programa Arena 104 Esportes’

Publicado

A esq. Luciano Feitosa ao lado do Narrador da ESPN, Cledi Oliveira, em seminário de jornalismo esportivo- Foto: Ilcimar Aranhas

Estreia nesta segunda-feira (27) na Rádio 104.1 FM em Rondonópolis, o ‘Programa Arena 104 Esportes’. A programação que irá ao ar de segunda a sexta no horário das 12h ás 13h, será pautada com entrevistas e noticias do esporte local, estadual e nacional. Será um programa de rádio caracterizado pelo uso de uma linguagem acessível e dinâmica, com o intuito de valorizar todas as modalidades esportivas como Futebol, atletismo, ciclismo, futebol americano, basquete entre outros esportes.

A apresentação será de Ana Maria e Luciano Feitosa ‘O engenheiro da Bola’.

Luciano Feitosa é jornalista esportivo e faz parte da nova geração que vem tomando conta da crônica esportiva mato-grossense e irá fazer uma parceria com Ana Maria, comunicadora há mais de 20 anos, que vai ser a nova voz feminina do esporte.

A 104.1 FM, pertence ao Grupo Roberto Dorner de Comunicação, que possui ainda na cidade a emissora de TV (SBT) e a rádio Antena 1 (94.1 FM).

Comentários Facebook
Continue lendo

Destaque

SÉRIE B: Cuiabá vence o CRB-AL fora de casa a avança na tabela

Publicado

Foto: Assessoria

O Cuiabá conseguiu mais um ótimo resultado fora de casa pelo Campeonato Brasileiro da Série B. O Dourado venceu na noite deste sábado (7)o CRB-AL por 1 a 0 no estádio Rei Pelé, e se reaproximou da competição.

O gol da vitória dos mato-grossenses foi anotado no segundo tempo por Felipe Alves.

O resultado coloca o dourado na décima posição com 20 pontos.

Na próxima rodada, o Cuiabá recebe o São Bento-SP na Arena Pantanal no sábado (10).

Comentários Facebook
Continue lendo

Esporte Amador

Estadual

Mais Esportes

Mais Lidas da Semana