conecte-se conosco


Estadual

02 de setembro – Dia do Repórter Fotográfico

Publicado

A credibilidade de uma notícia narrada por um jornalista está na qualidade dos argumentos usados para reportar o receptor até o local do fato. Durante os primeiros séculos da imprensa, os acontecimentos eram narrados apenas com as palavras do repórter que investigou o assunto. No ano de 1880 o jornal Daily Herald, de Nova Iorque, inovou colocando a primeira imagem a circular em um jornal, muito mais do que simplesmente comprovar o fato o veículo queria chamar a atenção do leitor.

A partir daí a fotografia adquiriu uma grande importância nas matérias jornalísticas, tanto para complementar a ideia do texto quanto para comprovar a veracidade dos fatos. Nasce uma profissão: Repórter Fotográfico, que tem o seu dia comemorado em 02 de setembro.

Ao longo dos anos, a fotojornalismo tornou-se um estilo de trabalho pautado no uso das imagens fotográficas para ilustrar notícias. A relação entre a narração de fatos e a fotografia se consolidou através do britânico Roger Fenton, que fotografou a Guerra de Crimeia, no período de 1853 a 1856.

Função de um Repórter Fotográfico

O repórter fotográfico tem a função de transmitir o registro fiel de uma situação através das lentes de sua câmera. As imagens podem ser de fatos políticos, históricos, sociais, esportivos, culturais, natureza, e até mesmo registrando sentimentos.

Uma tendência moderna é dos registros feitos por profissionais chamados de paparazzi. Eles fotografam celebridades do cinema e da televisão, expondo suas imagens em momentos mais descontraídos ou comprometedores. São utilizadas com frequência por revistas de fofoca, o que aumenta as vendas da publicação.

O compromisso com a realidade dos fatos é o que concede a devida importância para a atuação de um repórter fotográfico. O seu trabalho, bem como as funções dos demais profissionais do jornalismo, é de grande relevância para toda a sociedade, pois registra os fatos como eles realmente acontecem, tornando possível conhecê-los.

Surgimento da fotografia

Os primeiros registros fotográficos surgem alguns anos antes da primeira publicação em um diário. Em 1816 o físico francês Joseph Nicéphore Niépce registrou a primeira foto e a batizou de Heliografia. O processo passou por algumas modificações com Daguerre, William Henry Fox até chegar ao americano George Eastman que, em 1888, lançou a primeira câmera portátil, facilitando a produção fotográfica.

Com a evolução da tecnologia, o registro através de fotos foi se tornando cada vez mais comum e com mais qualidade. Hoje é possível registrar um momento com um aparelho celular, por exemplo. Todavia o fotógrafo profissional não perdeu sua importância, uma vez que estão cada dia mais populares também as técnicas de manipulação de imagens.

Por Rafael Batista

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

BATISTA, Rafael. “02 de setembro – Dia do Repórter Fotográfico”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-reporter-fotografico.htm. Acesso em 02 de setembro de 2020.

Comentários Facebook

Estadual

Operário-VG estreia com vitória no Brasileiro Série D

Publicado

Foto: Assessoria

O Operário estreou com vitória no Campeonato Brasileiro da Série D. O Tricolor Várzea-grandense bateu a Aparecidense por 2 a 1, e somou os primeiros três pontos na competição.

Os gols da vitória do Chicote da Fronteira foram marcados por Gil Bahia e Eduardo.

Na próxima rodada, o Operário enfrenta o Goianésia-GO, em casa. Já o Aparecidense-GO vai até a cidade de Vitoria-ES encarar o time da casa.

 

Classificação Grupo 5

Operário-VG 3 PT

Goianésia-GO 3 PT

Real Noroeste-SP 3PT

União E.C 1 PT

Águia Negra-MS 1 PT

Aparecidense-GO 0 PT

Goiânia-GO 0 PT

Vitória-ES 0

 

2ª Rodada

Vitória-ES x Aparecidense- 15h

Goiânia-GO x União E.C- 16h

Operário-VG x Goianésia-GO-16h

Águia Negra-MS x Real Noroeste-SP- 17h

Comentários Facebook
Continue lendo

Estadual

Cuiabá vence o Oeste-SP e assume a liderança do Brasileiro Série B

Publicado

Foto: Assessoria

O Cuiabá está de volta a liderança do Campeonato Brasileiro da Série B. O Dourado venceu o Oeste por 3 a 0 na noite deste sábado, e se isolou na ponta da tabela.

Os mato-grossenses chegaram aos 21 pontos, e ultrapassaram o Paraná que caiu para a segunda colocação.

Maxwell, Everton Sena e Felipe Marques fizeram os gols do triunfo Auriverde.

Na próxima terça-feira, o Cuiabá volta a campo diante do Operário-PR, em Ponta Grossa.

Comentários Facebook
Continue lendo

Esporte Amador

Estadual

Mais Esportes

Mais Lidas da Semana