conecte-se conosco


Atletismo

Várzea Grande sediará fase estadual de esportes individuais dos Jogos Escolares

Publicado

Foto: Assessoria

Segundo maior município de Mato Grosso em número de habitantes, Várzea Grande será a sede das disputas das modalidades esportivas individuais na etapa estadual dos Jogos Escolares da Juventude 2019. A solenidade de abertura será na quinta-feira (03.10), às 19h, no Ginásio Júlio Domingos de Campos, o Fiotão, que foi reinaugurado recentemente após passar por reforma  que o transformou em um Complexo Esportivo. A competição prossegue até o dia 06 de outubro no próprio ginásio e em outras praças esportivas da cidade e também da vizinha Cuiabá.

Nessa fase estadual de modalidades individuais, os 32 municípios inscritos serão representados por estudantes de 270 instituições de ensino públicas e privadas mato-grossenses. Entre técnicos e atletas, mais de 1600 participantes serão acolhidos e acomodados pela Prefeitura de Várzea Grande, parceira da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) na realização do evento.

Com disputas nas modalidades individuais de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez, o evento reúne estudantes de todo o Estado, divididos por faixas etárias: 12 a 14 e 15 a 17 anos.  Os campeões e campeãs estaduais em cada modalidade garantem vaga para a etapa nacional da competição escolar que acontecerá em novembro, em Blumenau (SC).

O atletismo é a modalidade que contará com maior número de participantes (600 no total e 13 por município), por incluir mais de vinte provas diferentes, como corridas de 75 a 3 mil metros, corridas com barreira, salto em altura, lançamento de disco, dentre outras. Outra modalidade com provas diversas será a natação, com disputas nos estilos borboleta, peito, costas, livre, medley, além dos revezamentos.

De maio a agosto, a Secel realizou 10 etapas regionais do Jogos Escolares das modalidades coletivas, envolvendo todos os municípios mato-grossenses. Mais duas etapas estaduais consagraram as equipes campeãs mato-grossenses, que, em setembro, disputaram a fase nacional – Regional Verde, em Palmas (TO), buscando a classificação para a etapa final brasileira.

“Estamos muito contentes por chegar até aqui. Conseguimos realizar as etapas regionais e estaduais, organizamos a ida da delegação mato-grossense para Palmas e definimos as equipes campeãs das modalidades coletivas que representarão Mato Grosso na fase nacional dos Jogos Escolares. E agora, vamos efetivar essa última etapa estadual e descobrir quais serão nossos representantes nos esportes individuais”, comemora o secretário da Secel, Allan Kardec. “Com certeza, vamos ter ótimas competições em Várzea Grande”, conclui.

Serviço

Jogos Escolares – abertura da etapa estadual das modalidades individuais

Data: quinta-feira (03.10), às 19h

Local: Ginásio Fiotão, em Várzea Grande/MT

Jogos Escolares da Juventude

Consolidados como o maior e principal evento esportivo estudantil do país, os Jogos Escolares da Juventude contemplam mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40.000 escolas de 3.950 cidades do Brasil. As fases brasileiras são organizadas pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e  divididas em três etapas regionais, destinadas a classificar as modalidades coletivas, e uma etapa nacional, que inclui os esportes individuais, reunindo mais de seis mil atletas dos 26 estados mais o Distrito Federal. Neste ano, a etapa nacional vai acontecer em Blumenau, de 15 a 30 de novembro.

Comentários Facebook

Atletismo

PM lança quiosque para inscrição presencial da Corrida “Homens do Mato”

Publicado

Corrida será dia 24 de novembro com percursos de 5 e 10 km

Corrida será dia 24 de novembro com percursos de 5 e 10 km

Os atletas interessados em participar da 21ª Corrida “Homens do Mato” da Polícia Militar terão a opção de fazer a inscrição presencial durante dois dias. Um quiosque montado no Shopping Popular será lançado nesta sexta-feira (08.11), às 11 horas, com a presença da banda da corporação.

As inscrições seguem até sábado (09.11), das 9h às 18h. A taxa presencial será de R$ 60.

Treinamento

Ainda no sábado, será realizado o treinamento para a corrida com a presença de atletas da corporação, influencers digitais, jornalistas e corredores. O percurso será de 5 km, com saída do Comando Geral da PM, às 6h.

Sobre a corrida

A Corrida Homens do Mato é uma das mais tradicionais provas de rua de Mato Grosso e será realizada no dia 24 de novembro, em Cuiabá. Com vagas para 1.200 participantes, entre atletas profissionais e amadores. Os participantes ainda podem escolher o percurso, de 5km ou de 10km.

A inscrição deve ser feita no site www.morro-mt.com.br até o dia 17 de novembro, ou antes, se todas as vagas forem preenchidas. A taxa de participação pelo site é de R$ 65, com direito a camiseta.

A largada e a chegada serão no Quartel do Comando Geral (QCG) da PMMT, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça.

Página para inscrição no link 

Serviço

Lançamento quiosque da corrida Homens do Mato, no Shopping Popular

Data e hora: Sexta-feira (08.11), às 11h

Local: Shopping Popular, Avenida Beira Rio, bairro Dom Aquino

Comentários Facebook
Continue lendo

Atletismo

Brasileiro Manoel Messias vence Copa do Mundo de Triatlo, no Peru

Publicado

source

O cearense Manoel Messias, do Time Brasil, conquistou o ouro neste domingo (3) na Copa do Mundo de Triatlo, em Lima, no Peru, ao ser o primeiro a cruzar a linha de chegada da corrida de 5km.  Foi a primeira vitória de Manoel Messias em Copa do Mundo, evento organizado pela International Triathlon Union (ITU), entidade que regulamenta o esporte. Em julho, o brasileiro conseguiu a medalha de prata na modalidade nos Jogos Pan-Americanos, também realizados na capital peruana.

Na Copa do Mundo, o triatlo abrange 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida.  Embora não tenha se destacado nas duas primeiras provas, o cearense foi galgando posições na corrida, tornado a briga pelo ouro ainda mais emocionante. Nos 500m finais, Manoel Messias acelerou, deixando para trás o francês Felix Duchampt (que disputou com a bandeira da ITU por estar em processo de naturalização) e o suíço Florin Salvisberg. O brasileiro chegou em primeiro lugar ao completar o circuito em 52m30, apenas dois centésimos de segundo à frente do suíço Savisberg (52m32), que ficou com a prata.

Outros quatro brasileiros também competiram em Lima: Diogo Sclebin (24º colocado), Kauê Willy (25º), Reinaldo Colucci (26º) e Danilo Pimentel (37º).

Antes do Triatlo masculino houve a disputa feminina, cuja vencedora foi a japonesa Ai Ueda. A prata ficou com a ucraniana Yuliya Yelistratova e o bronze com a equatoriana Elizabeth Bravo. Das três brasileiras que competiram, Bia Neres obteve a melhor colocação: 22º lugar. Djenyfer Arnold completou o circuito na 36ª posição e Luma Guillen na 40ª.

Edição: Guilherme Neto
Comentários Facebook
Continue lendo

Ouça Agora

Esporte Amador

Estadual

Mais Esportes

Mais Lidas da Semana