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O horário de verão chegou, que tal aproveitá-lo?

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As opiniões divergem, mas ainda é maioria a opinião de que uma horinha a mais no dia faz tudo ficar mais leve. Afinal, quem não gosta de chegar após o trabalho e ainda estar claro? Ou mesmo curtir o calor para aproveitar uma piscina ou praia com as crianças? Aquela uma hora a mais pode fazer falta no início, mas ela logo é esquecida com os benefícios da luz do dia.

As primeiras ideias sobre o horário de verão surgiram no fim do século 18 e um de seus maiores defensores foi o patriarca americano Benjamin Franklin. Ele dizia que a mudança no horário era necessária para gerar “economia tanto em velas como em querosene”. No Brasil, ele começou a ser adotado na década de 30 e segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, a iniciativa economiza e gera um ganho de R$ 147,5 milhões.

O treinador Nelson Evêncio aprova o horário, mas cita alguns cuidados que devem ser tomados pelos corredores, principalmente entre os que correm na parte da manhã, como por exemplo, usar roupas claras para ficar mais visível para os veículos. “Como está mais escuro fica difícil ser enxergado, então use roupas com reflexivos e tente correr sempre acompanhado”, diz.

Foto: Stasique/Fotolia

Foto: Stasique/Fotolia

“Também é importante evitar o treinamento em temperaturas elevadas. Procure horários mais frescos, já que você pode desgastar o organismo e o treino que seria de performance pode piorar seu desempenho”, explica Nelson.

Entre os amantes do esporte o horário pode ser cheio de benefícios, confira alguns que o Webrun separou.

1. Treino pela manhã

Você que corre pela amanhã pode não gostar muito, afinal a noite dura mais do que o costume. O lado positivo disso é que o treino também será bem mais fresquinho, já que o sol nem vai ter nascido para te esquentar.

2. Treino no fim de tarde

Chega de treinar de noite! Você também pode ser um dos privilegiados que corre a luz do dia. Use esse período para aproveitar o fim de tarde e ter a visão de um belo pôr-do-sol.

3. Aproveite o calor

Sentir calor não é lá uma sensação muito boa, mas mesmo assim dá para tirar proveito dela. Passe a escolher roupas mais leves, entre as mulheres os vestidos são uma ótima opção e para os homens, use bermudas e tire um pouco da cor de escritório.

4. Vá para a praia

Nada mais justo que pegar um fim de semana e ir treinar na praia, que tal? A areia é um ótimo terreno para correr, já que proporciona menos impacto.

5. Ajuste seu relógio biológico

Existe uma tendência entre a maioria das pessoas em sentir mais sono nos primeiros dias do horário. Uma receita é ir acordando 15 minutos mais cedo diariamente, para que a transição ocorra aos poucos e sem traumas.

6. Use a luz a seu favor

Os impulsos que chegam através da luz do sol vão para regiões do cérebro relacionadas a emoções e à regulação e produção de hormônios, que são responsáveis pela sensação de bem-estar, como a melatonina. Por isso, é mais fácil encontrar pessoas depressivas em locais de clima frio e acinzentado.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em seus conceitos básicos sobre iluminação, afirma “a presença de luz natural pode garantir uma sensação de bem-estar e um relacionamento com o ambiente maior no qual estamos inseridos”.

7. Use filtro solar

Ele não deve ser esquecido nunca, ainda mais em dias ensolarados. Passe o protetor e evite problemas futuros devido ao abuso do sol.

8. Hidrate

Outra dica essencial para todos dias, mas que vem seguindo a mesma linha do uso do protetor solar é: hidrate-se. Quanto mais calor, mais suor, mais perda de água e mais sede!

Ande sempre com sua garrafinha.

Foto: Antonioguillem/Fotolia

Foto: Antonioguillem/Fotolia

9. Corra para a…. piscina

Você mora há mais de um ano no mesmo prédio e nunca deu nem um mergulho na piscina? Acho que esse pode ser o momento perfeito

10. Esqueça o carro

Aproveite que sua volta ao trabalho será na luz do dia e escolha alternativas como corrida e bike para ir para casa.

Lembre-se: o horário de verão vai até o dia 19 de fevereiro de 2017. Nesse período, o relógio é adiantado em uma hora. Ele vigora no Distrito Federal e nos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo.

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Estreia nesta segunda-feira (27) na Rádio 104.1 FM em Rondonópolis o ‘Programa Arena 104 Esportes’

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A esq. Luciano Feitosa ao lado do Narrador da ESPN, Cledi Oliveira, em seminário de jornalismo esportivo- Foto: Ilcimar Aranhas

Estreia nesta segunda-feira (27) na Rádio 104.1 FM em Rondonópolis, o ‘Programa Arena 104 Esportes’. A programação que irá ao ar de segunda a sexta no horário das 12h ás 13h, será pautada com entrevistas e noticias do esporte local, estadual e nacional. Será um programa de rádio caracterizado pelo uso de uma linguagem acessível e dinâmica, com o intuito de valorizar todas as modalidades esportivas como Futebol, atletismo, ciclismo, futebol americano, basquete entre outros esportes.

A apresentação será de Ana Maria e Luciano Feitosa ‘O engenheiro da Bola’.

Luciano Feitosa é jornalista esportivo e faz parte da nova geração que vem tomando conta da crônica esportiva mato-grossense e irá fazer uma parceria com Ana Maria, comunicadora há mais de 20 anos, que vai ser a nova voz feminina do esporte.

A 104.1 FM, pertence ao Grupo Roberto Dorner de Comunicação, que possui ainda na cidade a emissora de TV (SBT) e a rádio Antena 1 (94.1 FM).

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SÉRIE B: Cuiabá vence o CRB-AL fora de casa a avança na tabela

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Foto: Assessoria

O Cuiabá conseguiu mais um ótimo resultado fora de casa pelo Campeonato Brasileiro da Série B. O Dourado venceu na noite deste sábado (7)o CRB-AL por 1 a 0 no estádio Rei Pelé, e se reaproximou da competição.

O gol da vitória dos mato-grossenses foi anotado no segundo tempo por Felipe Alves.

O resultado coloca o dourado na décima posição com 20 pontos.

Na próxima rodada, o Cuiabá recebe o São Bento-SP na Arena Pantanal no sábado (10).

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