conecte-se conosco


Destaque

Natação para bebês ajuda na saúde e segurança dos pequenos

Publicado

Todo mundo sabe que mais de 70% do nosso corpo é feito por água. Também não é novidade para ninguém que todos nós viemos de um local cheio de líquido: o ventre materno. Ou seja, mesmo sendo terrestre, o ser humano tem uma ligação muito próxima com esse famoso elemento natural do planeta Terra de fórmula H2O.

Sabendo disso, a educadora física e ex-nadadora profissional Ingryd Unis dedica algumas horas do seu dia para ensinar gente que mal sabe andar a nadar. O objetivo, além de prevenir acidentes comuns nessa faixa etária, é melhorar a saúde dos pequenos desde a primeira idade.

– Não tem restrição quanto à idade da criança, já que a gente vem do meio líquido. Nós indicamos a partir dos seis meses, mas se os pais acharem que o filho está apto, pode matriculá-lo com dois ou três meses – explicou.

Segundo Ingryd, as aulas são realizadas em etapas. Primeiro a criança passa pela fase de observação, em que os princípios biológicos e as valências físicas, como força e lateralidade, são avaliados. Depois começam os trabalhos aeróbicos.

– Eu costumo ressaltar no meu trabalho sobre a defesa pessoal. A criança precisa aprender a sustentar-se e saber sair da piscina sozinha, porque essa é a minha grande preocupação.

Após a fase inicial, a professora trabalha os membros inferiores, que são os mais fortes e os mais usados. Os exercícios de fortalecimento das pernas são realizados no macarrão, os tubos cilíndricos maleáveis e de isopor, responsáveis por não deixar as crianças afundarem. Depois disso a educadora passa para uma etapa de sustentação. Nesta fase, a criança começa a ficar na posição horizontal, necessária para a prática da natação.

Natação de bebes (Foto: Renato Pereira)Ingryd Sbarzi ensina natação para crianças e bebês em Porto Velho (Foto: Renato Pereira)

– Nesse período, a criança precisa ter força abdominal e nas costas, porque exige a sustentação desse grupo muscular – frisou.

Para vivermos, nós temos que aprender a nadar.
Ingryd Sbarzi

Ingryd indica que as aulas sejam realizadas duas vezes por semana para cada criança matriculada.

– Mais do que isso acaba saturando a criança, apesar de termos um clima bem propenso, mas ela pode ficar com aversão à água, causando um efeito contrário ao nosso objetivo, que é fazer com que ela goste e fique feliz na água.

Natação e saúde – Segundo a educadora, os médicos indicam a natação para as crianças em função do sistema cardiovascular, já que trabalha o cardiorrespiratório, prevenindo também doenças respiratórias como bronquite, rinite, sinusite, entre outros.

– Ainda tem o principal benefício que seria a sobrevivência. Para vivermos, nós temos que aprender a nadar. Nós viemos da água e o nosso corpo é água – ressaltou.

Ingryd Sbarzi (Foto: Renato Pereira)Ingryd utiliza o “Macarrão” para dar aulas de natação (Foto: Renato Pereira)
Comentários Facebook

Destaque

Estreia nesta segunda-feira (27) na Rádio 104.1 FM em Rondonópolis o ‘Programa Arena 104 Esportes’

Publicado

A esq. Luciano Feitosa ao lado do Narrador da ESPN, Cledi Oliveira, em seminário de jornalismo esportivo- Foto: Ilcimar Aranhas

Estreia nesta segunda-feira (27) na Rádio 104.1 FM em Rondonópolis, o ‘Programa Arena 104 Esportes’. A programação que irá ao ar de segunda a sexta no horário das 12h ás 13h, será pautada com entrevistas e noticias do esporte local, estadual e nacional. Será um programa de rádio caracterizado pelo uso de uma linguagem acessível e dinâmica, com o intuito de valorizar todas as modalidades esportivas como Futebol, atletismo, ciclismo, futebol americano, basquete entre outros esportes.

A apresentação será de Ana Maria e Luciano Feitosa ‘O engenheiro da Bola’.

Luciano Feitosa é jornalista esportivo e faz parte da nova geração que vem tomando conta da crônica esportiva mato-grossense e irá fazer uma parceria com Ana Maria, comunicadora há mais de 20 anos, que vai ser a nova voz feminina do esporte.

A 104.1 FM, pertence ao Grupo Roberto Dorner de Comunicação, que possui ainda na cidade a emissora de TV (SBT) e a rádio Antena 1 (94.1 FM).

Comentários Facebook
Continue lendo

Destaque

SÉRIE B: Cuiabá vence o CRB-AL fora de casa a avança na tabela

Publicado

Foto: Assessoria

O Cuiabá conseguiu mais um ótimo resultado fora de casa pelo Campeonato Brasileiro da Série B. O Dourado venceu na noite deste sábado (7)o CRB-AL por 1 a 0 no estádio Rei Pelé, e se reaproximou da competição.

O gol da vitória dos mato-grossenses foi anotado no segundo tempo por Felipe Alves.

O resultado coloca o dourado na décima posição com 20 pontos.

Na próxima rodada, o Cuiabá recebe o São Bento-SP na Arena Pantanal no sábado (10).

Comentários Facebook
Continue lendo

Esporte Amador

Estadual

Mais Esportes

Mais Lidas da Semana