conecte-se conosco


Destaque

NÃO SOFRA COM A CONDROMALÁCIA PATELAR

Publicado

Dor ao correr, saltar, descer e subir escadas, agachar e permanecer longos períodos sentado com os joelhos flexionados. Esses são alguns dos sintomas mais comuns da condromalácia patelar. O problema ocorre por causa de um amolecimento da cartilagem que reveste o osso da patela. Com esse desgaste, o atleta passa a desenvolver o que chamamos de dor anterior do joelho.

A causa da lesão ainda não é totalmente conhecida, o que sabemos é que as mulheres costumam sofrer mais com o problema do que os homens, devido à anatomia do seu quadril desfavorecer a ação dos músculos dos glúteos, principais estabilizadores dos membros inferiores.

Na literatura científica, os problemas biomecânicos são os mais citados para causar a condromalácia patelar. Com a fraqueza dos músculos do tronco e dos glúteos, somada à falta de controle do movimento, o corredor aumenta a sobrecarga na patela durante suas atividades, o que eleva a pressão nos joelhos e causa o desgaste articular.

Cerca de 40% dos problemas de joelhos diagnosticados são justamente o desgaste da cartilagem patelar, ou seja, esse é o principal problema que acomete atletas e não atletas.

Como tratar?
Ainda não há comprovação científica de que cirurgias ou medicamentos sejam mais eficazes do que o tratamento fisioterápico para resolver o problema. Por isso, a fisioterapia costuma ser o método mais indicado para solucionar o problema.

O tratamento demora em torno de quatro a seis semanas e é, basicamente, à base de muito exercício. Alguns sintomas clássicos para quem desenvolve a dor anterior no joelho é a tensão na musculatura anterior e medial da coxa (principalmente os músculos vasto lateral e adutores) e dor nos tendões do joelho.

Por isso, a fisioterapia nas primeiras sessões trabalha em cima dessas queixas, realizando medidas analgésicas e anti-inflamatórias, bem como o relaxamento muscular da região. O fortalecimento dos glúteos se dá desde a primeira sessão com exercícios de conscientização de como utilizar corretamente esses músculos.

Com o passar das semanas, o fortalecimento e o treino de controle dos movimentos evoluem até chegar ao gesto que causa a dor do indivíduo, seja ele esportivo ou simplesmente atividades do dia a dia. Depois que a pessoa está curada, é muito importante continuar  com os exercícios de fortalecimento dos músculos estabilizadores dos membros inferiores (glúteos). Se deixar de trabalhar essa região, a dor pode retornar, fazendo com que haja a necessidade de se afastar novamente dos treinos.

Por: André Nogueira é fisioterapeuta; especializado em
reabilitação e traumatologia e em preparação de atletas
pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo;
e
sócio fundador da clínica Club Físio.

Comentários Facebook

Destaque

Estreia nesta segunda-feira (27) na Rádio 104.1 FM em Rondonópolis o ‘Programa Arena 104 Esportes’

Publicado

A esq. Luciano Feitosa ao lado do Narrador da ESPN, Cledi Oliveira, em seminário de jornalismo esportivo- Foto: Ilcimar Aranhas

Estreia nesta segunda-feira (27) na Rádio 104.1 FM em Rondonópolis, o ‘Programa Arena 104 Esportes’. A programação que irá ao ar de segunda a sexta no horário das 12h ás 13h, será pautada com entrevistas e noticias do esporte local, estadual e nacional. Será um programa de rádio caracterizado pelo uso de uma linguagem acessível e dinâmica, com o intuito de valorizar todas as modalidades esportivas como Futebol, atletismo, ciclismo, futebol americano, basquete entre outros esportes.

A apresentação será de Ana Maria e Luciano Feitosa ‘O engenheiro da Bola’.

Luciano Feitosa é jornalista esportivo e faz parte da nova geração que vem tomando conta da crônica esportiva mato-grossense e irá fazer uma parceria com Ana Maria, comunicadora há mais de 20 anos, que vai ser a nova voz feminina do esporte.

A 104.1 FM, pertence ao Grupo Roberto Dorner de Comunicação, que possui ainda na cidade a emissora de TV (SBT) e a rádio Antena 1 (94.1 FM).

Comentários Facebook
Continue lendo

Destaque

SÉRIE B: Cuiabá vence o CRB-AL fora de casa a avança na tabela

Publicado

Foto: Assessoria

O Cuiabá conseguiu mais um ótimo resultado fora de casa pelo Campeonato Brasileiro da Série B. O Dourado venceu na noite deste sábado (7)o CRB-AL por 1 a 0 no estádio Rei Pelé, e se reaproximou da competição.

O gol da vitória dos mato-grossenses foi anotado no segundo tempo por Felipe Alves.

O resultado coloca o dourado na décima posição com 20 pontos.

Na próxima rodada, o Cuiabá recebe o São Bento-SP na Arena Pantanal no sábado (10).

Comentários Facebook
Continue lendo

Esporte Amador

Estadual

Mais Esportes

Mais Lidas da Semana