conecte-se conosco


Destaque

Jogos Paralímpicos continuam com as inscrições abertas em MT

Publicado

junior

Professor de Educação Física Junior Cabral- Foto: SAEL-MT

Continuam abertas, até o próximo dia 4 de novembro, as inscrições da primeira edição dos Jogos Estaduais Paralímpicos de Mato Grosso, que visa oferecer prática de esportes às pessoas com deficiência de todas as regiões do Estado. O evento conta com 200 vagas na categoria escolar (de 12 a 17 anos) e mais 200 na categoria Aberta (a partir de 18 anos).

Também segue aberto, até o próximo dia 28, o período das pré-inscrições que servem para Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer (Sael-MT) ter uma ideia do quantitativo de participantes.“Por se tratar de um evento que será realizado pela primeira vez no Estado precisamos ter a noção de quantas pessoas irão participar dos jogos para fazermos o devido planejamento”, explicou Luiz Tamba, coordenador da Superintendência de Políticas Esportivas da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc/Sael-MT)

Conforme a Superintendência de Políticas Esportivas, Mario Marcio Pecora, os jogos têm o objetivo de estimular a participação das pessoas com deficiência em atividades físicas. “Nossa meta é justamente essa: atender as pessoas que estão desassistidas pelo esporte em Mato Grosso”, frisou.

Pecora ressalta ainda que a pessoa com deficiência não quer caridade do Estado e sim oportunidades para praticar esportes. “Eles, na verdade, são ‘super/atletas, pois superam as limitações físicas e psicológicas. Essas pessoas nos servem como exemplos de vida”, ressaltou.

O superintendente de Políticas Esportivas da Seduc/Sael acrescentou que os jogos fazem parte do plano de políticas prioritárias da atual gestão do Governo de Mato Grosso, que tem como meta dar voz e vez a setores da sociedade até então esquecidos pelo poder público.

O evento
Os jogos paralímpicos ocorrem em Cuiabá, de 2 a 4 de dezembro. Ao todo a competição contará com oito modalidades: de atletismo, natação, tênis de mesa, goalball, futebol de 5 (para deficientes visuais), vôlei sentado, bocha paralímpica e judô. Os jogos serão disputados nas categorias Escolar (envolvendo estudantes de 12 a 17 anos) e Abertos (a partir de 18 anos).

As disputas irão ocorrer nos Complexos Dom Aquino e Aecim Tocantins – que envolve o parque aquático, Arena Pantanal e Ginásio Poliesportivo Aecim Tocantins.

De acordo com Pecora, apesar dos jogos terem caráter de competição, a intenção é agregar e incluir socialmente as pessoas com deficiência através do esporte. “Na verdade queremos fazer um grande festival de atividades paralímpicas onde todos poderão participar. Você que tem vontade de iniciar uma atividade entre em contato conosco e participe dessa grande festa”, enfatizou.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone: 65 3613-4912

Fonte: MARCIO CAMILO – Seduc/Sael-MT
Comentários Facebook

Destaque

SÉRIE B: Cuiabá vence o CRB-AL fora de casa a avança na tabela

Publicado

Foto: Assessoria

O Cuiabá conseguiu mais um ótimo resultado fora de casa pelo Campeonato Brasileiro da Série B. O Dourado venceu na noite deste sábado (7)o CRB-AL por 1 a 0 no estádio Rei Pelé, e se reaproximou da competição.

O gol da vitória dos mato-grossenses foi anotado no segundo tempo por Felipe Alves.

O resultado coloca o dourado na décima posição com 20 pontos.

Na próxima rodada, o Cuiabá recebe o São Bento-SP na Arena Pantanal no sábado (10).

Comentários Facebook
Continue lendo

Destaque

Estadual de tênis começa nesta terça-feira em Cuiabá

Publicado

O público tem acesso gratuito para assistir as partidas da Copa Borges

Foto: Assessoria

A 5ª edição da Copa Borges Veículos Open de Tênis começará nesta terça-feira (25), válida pela 6ª etapa do Circuito Estadual de Tênis de Mato Grosso, e findará com as finais no domingo (30.06), no Cuiabá Tênis Clube, em Cuiabá-MT. E três meninas disputam a liderança do ranking mato-grossense na segunda Classe Feminina: Lara Bela Santos, Anna Laura França e Carolina de Campos.

“A Lara Bela tem treinado para aperfeiçoar as transições de fundo para dentro da quadra junto com variações de jogadas. Temos dado ênfase à movimentação e ao jogo de pernas. A Copa Borges é importante e servirá para avaliarmos o desempenho dela. Temos a expectativa de bons resultados devido as muitas horas de trabalho tático”, disse o professor de tênis, Livas Tarcilio Damazio.

Lara Bela Santos, de 14 anos, disputou quatro dos cinco torneios já realizados do Circuito Estadual de Tênis de 2019, foi campeã num deles e vice-campeã em outros dois. Ela lidera o ranking estadual com 500 pontos, seguido por Anna Laura França, de 12 anos, com 350 pontos e participação em três torneios e por Carolina de Campos, de 12 anos, com 180 pontos e participação em um torneio.

“Intensifiquei os treinamentos diários e tenho me fortalecido mentalmente. Me sinto confiante devido a regularidade de treinos e por causa disso espero ter um bom resultado no torneio. E, atualmente, estou dedicada ao aperfeiçoamento do saque e das bolas de ataque”, comentou a tenista da 2ª Classe Feminina, Anna Laura França, de 12 anos de idade.

A Copa Borges é considerada um dos maiores torneios de MT por dois motivos: detém os recordes de quantidade de inscrições de tenistas em torneios estaduais (313 inscrições em 2017 e 393 inscrições em 2018) e detém a terceira e quarta posição em maior premiação em dinheiro (R$ 9.000,00 em 2018 e R$ 14.000,00 em 2019). E, além disso, sempre reúne bom público para prestigiar as partidas.

“O Circuito Estadual está no auge. Tem mais torneios que anos anteriores, maior participação de tenistas, mais público, mais cidades-sede e etapas com maior premiação. E teremos outros dois grandes torneios já no próximo mês, o Bruna Paes Open, de 11 a 14 de julho, no Caiçara Tênis Clube, em Rondonópolis, e a Casa Prado Open, de 23 a 28 de julho, no Cuiabá Tênis Clube”, menciona o presidente da Federação Mato-grossense de Tênis (FMTT), Rivaldo Barbosa.

O Circuito Estadual de Tênis de Mato Grosso conta com dezesseis torneios em 2019, um aumento de 60% na comparação de 2019 com 2015 (ano marco), sendo seis deles promovidos no primeiro semestre deste ano e outros dez no segundo semestre. E circula por sete cidades do estado: Cuiabá, Sinop, Sorriso, Rondonópolis, Alto Araguaia, Primavera do Leste e Lucas do Rio Verde.

Serviço

O Cuiabá Tênis Clube está localizado na rua Trinidade e Tobago, n° 375, no bairro Coxipó da Ponte, entrada pela Avenida Carmindo de Campos, em Cuiabá. E mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65)99925-5536 e ou pelo site www.tenisintegrado.com.br da Federação Mato-grossense de Tênis (FMTT).

Comentários Facebook
Continue lendo

Esporte Amador

Estadual

Mais Esportes

Mais Lidas da Semana