conecte-se conosco


Esportes

Esmerilhando! Curso online ensina técnicas para se tornar narrador esportivo

Publicado


Esmerilhando: curso online ensina técnicas de narração esportiva
Twitter/Reprodução

Esmerilhando: curso online ensina técnicas de narração esportiva

O sonho de muitos jornalistas que gostam de esportes é, um dia, se tornar comentarista ou narrador, independente da modalidade. Pensando nisso, Mauricio Bonato criou o curso online “Emerilhando”, que apresenta uma série de técnicas para a pessoa que pretende seguir essa área.

O curso online pode ser adquirido na plataforma Hotmart, acessando esse link .

Mauricio Bonato é jornalista formado na Faculdade Estácio/Uniradial. Antes, ele cursou e finalizou o curso de Rádio e TV na Universidade Metodista, em São Bernardo do Campo.

E seu currículo na profissão é vasto, com experiências desde 1996. Ele começou na Rádio Bandeirantes e teve experiências em diversas outras emissoras, como Rádio Capital, Bandsports, Sports+ (da Sky) e FX, entre outras.


Mauricio Bonato é o criador do curso online de narração esportiva para TV
Reprodução

Mauricio Bonato é o criador do curso online de narração esportiva para TV

Sobre o curso 100% online e dividido em sete aulas, voltado especialmente para transmissão na TV e WebTV, Bonato comenta que ensina técnicas de vários esportes coletivos e individuais, com o passo a passo para ser narrador, além de noções para comentaristas e repórteres. 

Leia também: Fifa 19 decide remover Emiliano Sala do jogo em respeito à sua morte e legado

“Ensino o aluno a trabalhar com as imagens. Ensino as técnicas para qualquer pessoa iniciar, através das técnicas e conteúdo teórico, a prática da narração esportiva . São vários ‘atalhos’ para acelerar o processo de aprendizado”, disse o jornalista ao iG.

“É investimento garantido para qualquer pessoa interessada: alunos de comunicação, profissionais, amadores, homens e mulheres que queiram ingressar no mundo da narração esportiva”, completou. 

Entre os muitos eventos esportivos que Mauricio Bonato cobriu, destacam-se as Copas do Mundo de 2006, 2010 e 2014, Jogos Olímpicos de 2004, 2008 e 2016, ligas de futebol na Europa, como Espanhol e Liga dos Campeões, e outras modalidades (Euroliga de basquete e Jogos Pan-Americanos, por exemplo).

Leia também: Somos tão insignificantes que jogamos enquanto choramos

“O mundo da narração esportiva é muito sedutor, glamouroso e traz status ao profissional. Hoje o mercado está fechado. Mas, apesar disso, há lugar pra todos. O importante é saber o que está fazendo, se dedicar e buscar as oportunidades onde elas aparecerem”, finalizou Mauricio Bonato, idealizador do curso online de narração esportiva.

Comentários Facebook

Esportes

Federação pede jogos com portões fechados por causa de Coronavírus

Publicado

source

O presidente da Federação de Futebol de Itália, Gabriele Gravina, afirmou nesta segunda-feira (24) que fez um pedido formal ao Ministério do Esporte da Itália para que as partidas do Campeonato Nacional da primeira divisão sejam realizadas com portões fechados (sem público) após o aumento de casos de Coronavírus no país.

A intenção inicial do Governo era de que não fosse realizado nenhum tipo de evento esportivo até o início de março. Inclusive, no último final de semana foram adiados quatro jogos da Série A do Campeonato Italiano: Inter de Milão x Sampdoria, Atalanta x Sassuolo, Torino x Parma e Hellas Verona x Cagliari.

Contudo, nesta segunda a Federação Italiana propôs uma medida alternativa, a realização de jogos com portões fechados como forma de evitar o aumento do contágio do vírus sem prejudicar muito o calendário esportivo. “Enviamos uma solicitação oficial e estamos ansiosos pelo retorno positivo”, afirmou Gravina.

A proposta incluiria apenas a disputa de partidas da Série A do Campeonato Italiano e de competições europeias (como Liga Europa e Liga dos Campeões) sem público. As outras seriam adiadas.

O Governo Italiano ainda não respondeu à demanda da Federação de Futebol.

Edição: Verônica Dalcanal

Comentários Facebook
Continue lendo

Esportes

Coronavírus cancela circuito mundial de natação paralímpica na Itália

Publicado

source

Seguindo a orientação recebida das autoridades locais da Friuli Venezia Giulia, uma das 20 regiões administrativas da Itália (justamente no norte do país – o local com maior número de casos do coronavírus), o Comitê Paralímpico local e os organizadores da etapa de Lignano Sabbiadoro do World Para Swim Series (circuito mundial de natação paralímpica) cancelaram o evento marcado para os dias 27 de fevereiro a 1º de março.

Seriam 900 nadadores de 41 países. Poucas horas depois da chegada na Itália, a delegação brasileira composta de 19 atletas já foi informada do cancelamento das provas. O multicampeão Daniel Dias era um dos membros da equipe e conversou com a Agência Brasil sobre a não realização da etapa.

” É uma pena que descobrimos o cancelamento só quando chegamos na Itália. Ficamos tristes, pois tivemos todo um preparo para esta competição. Agradeço o empenho da equipe do Comitê Paralímpico Brasileiro que providenciou rapidamente o nosso retorno. Agora é viajar de volta em segurança e seguir com o trabalho técnico, pois em março já temos outra competição, mas dessa vez em casa”, lamentou o atleta.

O grupo está voando de volta para o Brasil e deve chegar na manhã de terça (25) em São Paulo.

A próxima competição da equipe será no Brasil. Wolrd Series São Paulo Open Loterias Caixa está previsto para os dias 26, 27 e 28 de março, no Centro de Treinamento de São Paulo. Também na capital paulista, será realizada a fase regional do Circuito Loterias Caixa nos dia 4 e 5 de abril. A primeira fase nacional da competição será nos dias 24 e 25 de abril.

Os nadadores brasileiros têm até o fim de abril para obter os índices mínimos, estabelecidos pelo Departamento Técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), para conseguir classificação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio.

Edição: Liliane Farias

Comentários Facebook
Continue lendo

Esporte Amador

Estadual

Mais Esportes

Mais Lidas da Semana