conecte-se conosco


Esporte Amador

Dia Municipal do Ciclista é comemorado hoje em Rondonópolis; Evento está programado para Avenida Presidente Médici

Publicado

Um passeio ciclístico será realizado na noite desta quarta-feira (26.06) em alusão ao Dia Municipal do Ciclista em Rondonópolis-MT. Esse é o 12º ano que a data está sendo comemorada na cidade. O passeio é aberto ao público, e contará com a participação de centenas de ciclistas.

O evento está com saída programada para 19h00 na Avenida Presidente Médici e percorrerá diversas ruas da cidade, ao final terá sorteio de vários brindes.

Dia do Ciclista

A Lei 5.106 de 30 Março de 2007, de autoria do vereador Adonias Fernandes (MDB), determina que o Dia Municipal do Ciclista seja sempre comemorado no dia 26 de junho.

De acordo com a Lei, o dia Municipal do Ciclista tem como objetivos incentivar o uso de bicicletas como modal de transporte sustentável e proporcionar melhorias nas condições urbanas da população no que se refere à mobilidade e à redução do consumo de combustíveis e da poluição do ar sonora.

O texto também prevê a melhora da qualidade de vida da população por meio do combate ao sedentarismo e da promoção da pratica de hábitos saudáveis, além de garantir a segurança do ciclista nos seus deslocamentos.

Estatísticas

De acordo com levantamentos da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), 7,4% dos deslocamentos em área urbana são feitos de bicicleta, num total de 15 milhões de viagens diárias no país. A frota nacional de 50 milhões de bicicletas dobrou na última década e cresce numa razão de 5 milhões por ano.

Apesar do risco, paradoxalmente, a violência e a saturação do trânsito parecem estimular a busca dos usuários de bicicletas por mais espaço. Várias cidades brasileiras ganharam a Bicicletada, versão nacional do movimento conhecido mundialmente como Massa Crítica, que nasceu em 1992 na cidade norte-americana de São Francisco e hoje está presente em mais de 300 cidades do mundo. Importado para São Paulo há pouco mais de quatro anos, o movimento já ocorre também em Porto Alegre, Florianópolis, Brasília, Curitiba e Mossoró.

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia chama a atenção da população para os acidentes com ciclistas. Segundo estimativas não oficiais da organização, 500 ciclistas morrem em acidentes por ano no Brasil.

OMS Recomenda

O ato de pedalar faz bem não apenas à mobilidade, à economia e ao meio ambiente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) defende o uso da bicicleta como uma das saídas para melhorar a saúde pública mundial. A OMS recomenda aos governos a criação de planos integrados de atividades físicas, inclusive nas políticas de transportes e planejamento urbano. Em documento, enfatiza que esses planos trazem não apenas benefícios médicos diretos, mas “aumentam a interação social, fornecem lazer e reduzem a violência, o tráfego urbano e a poluição”.

Em fim, o ciclismo é uma modalidade esportiva que fornece diversos benefícios aos praticantes tanto nas questões físicas como para o bem-estar social e vem crescendo na cidade de Rondonópolis. Por todas as ruas da cidade, é possível ver a movimentação e o aumento de adeptos dessa prática esportiva.

Comentários Facebook

Esporte Amador

4ª edição do torneio Bruna Paes Open Tênis ocorre de 11 a 14 de julho em Rondonópolis

Publicado

4ª edição do torneio Bruna Paes Open Tênis ocorre de 11 a 14 de julho

O Caiçara Tênis Clube promove mais um ano o torneio Bruna Paes Open Tênis, que homenageia uma das referências da modalidade dentro do clube e no estado, que faleceu em um acidente automobilístico em 2016.

E como no ano passado, o torneio Bruna Paes Open Tênis faz parte do Circuito Estadual de Tênis, onde os atletas que disputam a competição participarão da 7ª etapa e poderão mais uma vez disfrutar de uma das mais completas estruturas para prática da modalidade em Mato Grosso.

O Circuito Estadual de Tênis de Mato Grosso conta com dezesseis torneios em 2019, nas cidades de Cuiabá, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Alto Araguaia, Sorriso, Primavera do Leste e Sinop.

Comentários Facebook
Continue lendo

Esporte Amador

Agroterra e Estrela Vermelha conquistam títulos da Série A e B da Vila Operária

Publicado

Agroterra Campeão Série A- Foto: Ilcimar Aranhas

No sábado (6) mesmo com clima frio, mas o que esquentou foram os jogos das finais do Campeonato de Futebol Amador da Vila Operária Série A e B. As decisões foram realizadas no Mini Estádio Mané Garrincha na Vila Itamaraty.

Na primeira decisão da Série A, as equipes do Agroterra e Iquelço/Iguaçu empataram pelo placar de 2 a 2. Já no segundo confronto o Agroterra foi superior ao adversário e venceu pelo placar de 2 a 0, resultado que garantiu o título da competição.

Série B 


Na segunda decisão Estrela Vermelha e Neto Manutenção entraram em campo já com o acesso garantido na série A, mas o que estava em jogo era o título da competição.

O Estrela precisava apenas de um empate para levantar o caneco, pois havia vencido o primeiro jogo pelo placar de 3 a 1. Para o Neto Manutenção era vencer ou vencer para levar a decisão para os pênaltis.

Com a bola rolando, o Estrela Vermelha mostrou superioridade e vence pelo placar de 3 a 2 conquistando o título da competição.

Comentários Facebook
Continue lendo

Ouça Agora

Esporte Amador

Estadual

Mais Esportes

Mais Lidas da Semana