conecte-se conosco


Destaque

Desidratação um perigo para atletas

Publicado

Diante de uma triste notícia divulgada em setembro de 2015, o Portal Meu Nutricionista vem defender a correta hidratação para todos praticantes de atividade física, seja as extenuantes, ou não!

O experiente corredor, José Carlos de Andrade, 60 anos, teve parada cardíaca a 500 m de completar o percurso de 21 Km. A causa foi descoberta na necropsia: desidratação! O atleta estava sem correta orientação nutricional e, além disso, apresentou episódio de gastroenterite, agravando ainda mais seu quadro. É considerado ‘comum’ os atletas terem diarreias antes de provas,  consideradas pelo estado emocional, ansiedade.

A prova aconteceu em Natal e houve muitas suspeitas quanto à organização da prova ter sido falha, faltando pontos de hidratação no meio do percurso. Somado ao forte calor, essas seriam as causas da morte do atleta.

O estresse causado pelo calor e pelo exercício prolongado exige muito mais hidratação do organismo. O atleta chega a eliminar até mais de 2% do peso corporal nesse tipo de exercício, o que causa significativo prejuízo. Os primeiros sintomas são a fadiga, tontura, câimbras, calafrios e, em alguns casos, fortes dores de cabeça, que em algumas pessoas não acontece. É preciso entender que os sintomas são individuais, cada pessoa sente de uma forma diferente a desidratação, mas em todos os casos leva a morte do indivíduo.

Uma excelente maneira de mensurar a desidratação é pelo suor, a sudorese excessiva pode aponta desidratação grave.

A America College of Sports Medicine discursa que cada atleta deve conhecer seus limites e seu organismo, medir a quantidade de água a ser consumida durante uma prova e, a qualquer sinal ou sintoma da desidratação, deve ser considerado com seriedade, ou seja, se o atleta notar que seu desempenho não está de acordo com seus treinos, deve parar imediatamente, na maioria dos casos a rehidratação oral resolve o problema.

Beber água, aos poucos, em goles pequenos, em geral, garantirá a hidratação do seu organismo, evitando complicações. E atenção redobrada com participantes do grupo de maior risco, como idosos (acima de 60 anos) e crianças, pois apresentam maior propensão a quadros de desidratação.

Fonte: Meu Nutricionista

Comentários Facebook

Destaque

Estreia nesta segunda-feira (27) na Rádio 104.1 FM em Rondonópolis o ‘Programa Arena 104 Esportes’

Publicado

A esq. Luciano Feitosa ao lado do Narrador da ESPN, Cledi Oliveira, em seminário de jornalismo esportivo- Foto: Ilcimar Aranhas

Estreia nesta segunda-feira (27) na Rádio 104.1 FM em Rondonópolis, o ‘Programa Arena 104 Esportes’. A programação que irá ao ar de segunda a sexta no horário das 12h ás 13h, será pautada com entrevistas e noticias do esporte local, estadual e nacional. Será um programa de rádio caracterizado pelo uso de uma linguagem acessível e dinâmica, com o intuito de valorizar todas as modalidades esportivas como Futebol, atletismo, ciclismo, futebol americano, basquete entre outros esportes.

A apresentação será de Ana Maria e Luciano Feitosa ‘O engenheiro da Bola’.

Luciano Feitosa é jornalista esportivo e faz parte da nova geração que vem tomando conta da crônica esportiva mato-grossense e irá fazer uma parceria com Ana Maria, comunicadora há mais de 20 anos, que vai ser a nova voz feminina do esporte.

A 104.1 FM, pertence ao Grupo Roberto Dorner de Comunicação, que possui ainda na cidade a emissora de TV (SBT) e a rádio Antena 1 (94.1 FM).

Comentários Facebook
Continue lendo

Destaque

SÉRIE B: Cuiabá vence o CRB-AL fora de casa a avança na tabela

Publicado

Foto: Assessoria

O Cuiabá conseguiu mais um ótimo resultado fora de casa pelo Campeonato Brasileiro da Série B. O Dourado venceu na noite deste sábado (7)o CRB-AL por 1 a 0 no estádio Rei Pelé, e se reaproximou da competição.

O gol da vitória dos mato-grossenses foi anotado no segundo tempo por Felipe Alves.

O resultado coloca o dourado na décima posição com 20 pontos.

Na próxima rodada, o Cuiabá recebe o São Bento-SP na Arena Pantanal no sábado (10).

Comentários Facebook
Continue lendo

Esporte Amador

Estadual

Mais Esportes

Mais Lidas da Semana