conecte-se conosco


Esportes

Copa Santiago começa domingo com transmissão ao vivo pela TV Brasil

Publicado

source

32ª Copa Santiago de Futebol Juvenil começa neste domingo (12) na cidade de Santiago, no interior do Rio Grande do Sul. O tradicional torneio sub-17, reconhecido pela CBF e pela Fifa, reunirá 12 times – oito brasileiros e quatro estrangeiros – até o próximo dia 26 de janeiro.  As partidas realizadas às 21h e a final do torneio terão transmissão ao vivo pela TV Brasil, em parceria com a TVE-RS.

É extensa a lista de estrelas que passaram pela Copa Santiago, desde a criação do torneio em 1989. Talentos como Ronaldinho Gaúcho (1996/1977), Vagner Love (2001), Rafael Sobis (2002/2003), Alexandre Pato (2005) e David Luís (2005) brilharam em campo quando ainda eram meninos promissores.

Na edição deste ano a maior participação será de times sub-17 gaúchos: além do Cruzeiro-RS – clube da própria cidade de Santiago que surgiu em 1967, inspirado no Cruzeiro-MG – estão na disputa o atual campeão Grêmio, o Internacional, o São José e o Juventude. O campeonato reunirá ainda Palmeiras e Santos, ambos de São Paulo, e Figueirense, de Santa Catarina. Os demais participantes são estrangeiros: o estreante Albion e o Nacional, ambos do Uruguai; 3 de Febrero, do Paraguai; e Alianza Lima, do Peru.  

O torneio prevê quatro fases. A primeira será classificatória, com dois grupos de seis times jogando entre si. Os quatro primeiros colocados em cada chave avançam às quartas de final. Os times vencedores passam às semifinais, e os dois ganhadores disputam a grande final.

No próximo domingo (12), Internacional-RS e 3 de Febrero-PAR se enfrentam pela fase de grupos, às 21h (horário de Brasília), no Estádio Alceu de Carvalho. O jogo terá transmissão ao vivo na TV Brasil.

Edição: Verônica Dalcanal
Comentários Facebook

Esportes

Justiça dos Estados Unidos concede liberdade a José Maria Marin

Publicado

source
Enquanto a população mundial recebe orientações para permanecer em isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus (covid-10), um brasileiro vai ganhar sua liberdade. Trata-se de José Maria Marin, ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Aos 87 anos, ele recebeu permissão para sair da prisão, em Allenwood, no estado da Pensilvânia (Estados Unidos).

A juíza distrital Pamela Chen, do Brooklyn, concedeu a liberdade na noite de ontem (30). As informações são do site de notícias Bloomberg. Os advogados de Marin pediram emergência para a libertação, citando sua idade avançada e seu histórico médico, alegando que ele tem saúde significativamente deteriorada, com risco elevado de graves consequencias para a saúde devido à pandemia da covid-19. Além disso, Marin já cumpriu maior parte da pena e é um infrator não violento. O ex-presidente da CBF deve ser liberado após a conclusão de trâmites burocráticos.

Ouça na Rádio Nacional

José Maria Marin presidiu a CBF entre os anos de 2012 e 2015. Em maio de 2015, Marin foi detido na Suíça em um hotel de luxo em Zurique (Suiça), junto com outros dirigentes da Federação Internacional de Futebol (Fifa), a pedido da Justiça dos Estados Unidos. Depois de cinco meses na prisão, ele foi extraditado para os Estados Unidos, pagou uma fiança de US$ 15 milhões e passou a viver em prisão domiciliar em seu apartamento em Nova Iorque. No fim de 2017, a justiça norte-americana condenou o ex-dirigente a quatro anos de prisão por lavagem de dinheiro, fraude bancária e participação de organização criminosa.

Em abril de 2019, o Comitê de Ética da Fifa considerou José Maria Marin culpado por recebimento de propina e baniu o ex-presidente da CBF de qualquer atividade relacionada ao futebol, pelo resto da vida. A Fifa também impôs uma multa de 1 milhão de francos suíços. Segundo a federação, Marin se envolveu em diversos esquemas de pagamento de propina de 2012 a 2015, em relação a contratos com empresas de mídia e marketing de direitos de transmissão de eventos esportivos da CBF, da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e da Confederação da Américas Central, do Norte e Caribe (Concafaf).

Edição: Cláudia Soares Rodrigues

Comentários Facebook
Continue lendo

Esportes

Adiamento dos Jogos impacta calendário de modalidades para 2021

Publicado

source

O adiamento dos Jogos de Tóquio 2020, no Japão, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (covid-19),  já impacta o calendário de algumas modalidades. As federações internacionais de atletismo e taekwondo anunciaram a mudança de seus principais eventos para não coincidirem com as novas datas de Olimpíada (23 de julho a 8 de agosto) e Paralimpíada (24 de agosto a 5 de setembro) no ano que vem. 

A World Athletics, entidade máxima do atletismo, informou o adiamento do Mundial, previsto inicialmente para o período de 6 a 15 de agosto de 2021, na cidade Eugene, no Oregon (Estados Unidos). O torneio foi transferido para 2022, ainda sem data definida. A federação comunicou, ainda, que iniciou as conversas com organizadores dos Jogos da Commonwealth e Jogos Europeus – as competições estão previstas para ocorrer entre julho e agosto de 2022.

Já o Mundial de taekwondo, agendado para maio do próximo ano em Wuxi, cidade próxima à Xangai (China), também foi postergado segundo a World Taekwondo, federação internacional da modalidade. O evento ainda não tem uma nova data, mas os organizadores pretendem realizá-lo entre outubro e dezembro de 2021. Outros eventos da entidade, como o Mundial Júnior (14 a 18 de outubro em Sofia, na Bulgária) e as finais do circuito mundial (28 e 29 de novembro em Cancun, no México) estão mantidos para 2020.

A remarcação dos Jogos influenciará, ainda, o planejamento de outras entidades e eventos tradicionais para 2021. A Federação Internacional de Natação (Fina), por exemplo, tem o Mundial de Esportes Aquáticos marcado para 16 de julho a 1º de agosto em Fukuoka (Japão). Neste período, também ocorrerão – com início em 23 de julho – os Jogos da Francofonia, em Kinshasa (República Democrática do Congo). Antes, de 25 de junho a 7 de julho, a cidade de Oran (Argélia) sedia os Jogos do Mediterrâneo.

Edição: Cláudia Soares Rodrigues

Comentários Facebook
Continue lendo

Esporte Amador

Estadual

Mais Esportes

Mais Lidas da Semana