conecte-se conosco


Basquete

Após partida acirrada, Flamengo vence o Franca e se consagra hexacampeão do NBB

Publicado

Em jogo 5 histórico, o Flamengo travou uma batalha com o Franca no Pedrocão, em São Paulo, na tarde deste sábado (08), e se isolou como hexacampeão do NBB. A vitória rubro-negra por 81 a 72 encerrou uma série de cinco jogos marcada por muita força em casa por ambas as equipe. Venceu, afinal, quem quebrou o mando de quadra.

Leia também: Mundo vence Brasil no Jogo das Estrelas do NBB e “Showmell” é  MVP mais uma vez

Registro do embate entre Flamengo e Franca
Igor do Vale/ Agência O Globo

Registro do embate entre Flamengo e Franca

O primeiro quarto foi protagonizado pelo Flamengo . Com defesa muito forte e ataque eficiente — aproveitamento de 50% em arremessos de três pontos — , os cariocas aproveitaram o bom momento de Anderson Varejão e terminaram vencendo a partida do NBB por 24 a 10.

Leia também: Clássico carioca agita as semifinais do NBB. Confira os confrontos

O time de Franca só viria a acordar no segundo período, quando equilibrou o jogo. Com muita raça de André Gomes e brilho de Didi, a equipe paulista endureceu pra cima da rubro-negra, que, com muita competência, mantinha a vantagem acesa. O ala Marquinhos, em grande forma, foi peça importante ao garantir pontos valiosos em arremessos de média e longa distância.

Talvez o pote de sal grosso colocado ao lado do banco francano tenha feito efeito, já que, após o intervalo, a maré praticamente virou para o lado paulista. Mesmo sem Didi, que saiu machucado no fim da primeira metade, os paulistas promoveram uma sequência de 11 pontos seguidos. O Fla via sua vantagem se esvair e só marcou restando quatro minutos, com Marquinhos.

O grande duelo, porém, viria no último quarto. O técnico Gustavo de Conti estancou um dos maiores problemas defensivos no terceiro quarto e promoveu marcação individual no ala-armador americano David Jackson, principal foco de criatividade ofensiva francano.

Se o candidato a MVP da fase de clssificação do time paulista foi anulado, o indicado rubro-negro brilhou. Em uma atuação gigante do armador argentino francano Balbi, o Rubro-Negro duelou ponto a ponto com o adversário, que, valente, ficou próximo de tomar a frente no placar algumas vezes.

À medida que Jimmy, Alexey e Hettsheimer pontuavam com arremessos de três, o armador do Fla colocava a bola debaixo dos braços, infiltrava no garrafão de seu oponente e garantia a vantagem sempre viva. Foi Olivinha, porém, quem deu números finais à partida: o ala-pivô pegou rebote, sofreu falta, e decretou a vitória do Fla em dois lances livres.

Leia também: Astro do NBB, Shamell Stallworth visita estudante ferido no ataque de Suzano

“As pessoas não têm noção do que nós passamos, as dores que sentimos. Entramos em quadra e todo mundo acha que está tudo 100%. É muita coisa por tras que ninguém vê. É comemorar, eu tô muito feliz. A gente sabe da dificuldade que é ganhar aqui dentro e ganhamos dois títulos aqui”, declarou um torcedor do Flamengo , lembrando a conquista da Copa Super 8.

Comentários Facebook

Basquete

Anderson Varejão deixa o Flamengo após proposta de redução salarial de 70%

Publicado

Lance

Anderson Varejão deixa o Flamengo
Divulgação/Flamengo

Anderson Varejão deixa o Flamengo

O pivô Anderson Varejão está de saída do Flamengo. O atleta anunciou, nesta sexta-feira,  que não vai renovar o contrato com o clube,  sob a alegação de que recebeu proposta da diretoria rubro-negra de reduzir os salários em 70% para a próxima temporada. A última partida de Varejão no clube foi a que valeu o título da temporada 2018-19 do NBB, no dia 15 de junho, contra o Franca. Ele também foi campeão da Copa Super 8 e do Campeonato Estadual do Rio, em 2018.

Leia mais: Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Vasco serão exclusivos do PES 2020

“Quando voltei ao Brasil, meu pensamento era encerrar a carreira no Flamengo . Ao final da temporada, falei da vontade de ficar na Gávea. Mas a vontade tinha que ser do clube também. Meu salário não era um ‘ salário NBA ‘, estava nos padrões do Brasil, mas uma proposta como essa é mais um ‘convite para sair’. Na semana passada, ofereceram isso. Sem conversa ou negociação, essa semana encerraram o assunto. Faltou respeito, faltou consideração”, lamentou Varejão .

Além dos três títulos, em um ano e meio na Gávea, o pivô ajudou também na conquista da vaga para a Liga das Américas 2020 e recebeu o prêmio de ‘MVP’ do Jogo das Estrelas 2018. A mágoa com a diretoria, no entanto, não apaga a gratidão e o respeito  do jogador pela torcida.

“Foi tudo muito intenso, foi realmente especial. Formamos um time muito bom e com uma amizade forte dentro e fora de quadra, isso foi fundamental para que a gente conquistasse todos esses títulos. Sempre deixei o meu máximo em cada jogo, jogando com intensidade e no meu limite. Essa é a maneira que tenho de retribuir o carinho da torcida, que me abraçou desde o primeiro dia no Rio de Janeiro. Fiquei chateado pela maneira como acaba a minha passagem pelo Flamengo. Faltou respeito. Mas, infelizmente, é assim que as coisas são”.

Leia mais: Palmeiras e Flamengo são alvo de memes após eliminações na Copa do Brasil

Nas redes sociais, Varejão publicou um agradecimento aos torcedores rubro-negros e agradeceu o carinho.

“Só posso dizer ‘Obrigado’, NAÇÃO. Obrigado pela energia, pela parceria, lealdade, apoio, momentos vividos, cobranças e todo o carinho.Foi um enorme prazer vestir o MANTO e uma sensação especial, um sentimento maravilhoso jogar pelo time do meu coração. Fui muito feliz, vivi bons momentos, conquistamos títulos e isso é o que fica, é o que importa”, diz um trecho da postagem.

Ver essa foto no Instagram

Só posso dizer ‘Obrigado’, NAÇÃO. Obrigado pela energia, pela parceria, lealdade, apoio, momentos vividos, cobranças e todo o carinho.Foi um enorme prazer vestir o MANTO e uma sensação especial, um sentimento maravilhoso jogar pelo time do meu coração. Fui muito feliz, vivi bons momentos, conquistamos títulos e isso é o que fica, é o que importa. Quando voltei ao Brasil no ano passado, pensei que o rubro-negro seria o meu último uniforme. Hoje encerro meu ciclo no clube. Nunca escondi de ninguém minha vontade de ficar, mas a vontade não pode ser apenas minha. Estou decepcionado, acho que merecia um pouco mais de respeito e consideração. Enfim, vida que segue. Quero deixar abraços, todo meu carinho e dizer da minha gratidão a todos aqueles com quem convivi, meus companheiros de equipe,funcionários, staff, enfim, a todos que me ajudaram nessa passagem pelo clube. E deixo aqui meu muito obrigado à NAÇÃO.

Uma publicação compartilhada por Anderson Varejão (@andersonvarejao18) em 19 de Jul, 2019 às 10:00 PDT

Sobre futuro, o pivô ainda não tem nada definido. Anderson está focado na preparação para a Copa do Mundo FIBA China 2019, que será disputada entre os dias 31 de agosto e 15 de setembro. A Seleção Brasileira está no Grupo F ao lado de Grécia, Montenegro e Nova Zelândia, com sede em Nanjing, e o grupo se apresenta no dia 25, em Anápolis (GO).

“Agora estou 100% concentrado na Seleção Brasileira , em fazer o meu melhor e ajudar a equipe a fazer uma boa campanha no Mundial. Temos um grupo de qualidade, que mescla experiência e juventude, jogadores com bastante rodagem e jovens com uma boa bagagem também. Temos tempo para uma boa preparação e chegar bem na China”, afirmou Varejão .

Comentários Facebook
Continue lendo

Basquete

SESI/Franca enfrentará o Brooklyn Nets na pré-temporada da NBA

Publicado

sesi/franca
Joao Pires / Fotojump

SESI/Franca jogará com o Brooklyn Nets em 04 de outubro, na pré-temporada da NBA

A NBA anunciou nesta quarta-feira (10) que o SESI/Franca Basquete, time do interior de São Paulo, vai viajar até os Estados Unidos para enfrentar o Brooklyn Nets no dia 4 de outubro, no Barclays Center, em partida válida pela pré-temporada 2019-2020 da NBA.

Leia também:  ‘Jogador-Startup’, Neymar parou de consolidar sua marca, que só desmorona

O Franca será o terceiro time brasileiro a participar da pré-temporada da NBA. Em 2018 e 2014 o escolhido foi o Flamengo e em 2015 o Bauru jogou nessa fase da Liga norte-americana de basquete.

A equipe francana vem de excelentes resultados na última temporada: campeã da Liga Sul-Americana 2019, vice-campeã do NBB 2019 e da Copa Super 8 2018, e campeã do Campeonato Paulista 2018. Franca tem entre seus principais nomes o ala Lucas Dias e o pivô Rafael Hettsheimeir, jogadores com passagens pela seleção brasileira.

“Franca é um dos clubes de maior tradição no país, a cidade respira esporte e, não à toa, é considerada a capital do basquete no Brasil. Além disso, os fãs são muito apaixonados. É um intercâmbio muito saudável, uma experiência única para ambas às equipes, e isso só fortalece a modalidade. Estamos felizes em anunciar Franca na pré-temporada da NBA e, tenho certeza, será um grande jogo”, afirmou Rodrigo Vicentini, Head da NBA no Brasil.

“Nossa expectativa é enorme, estamos muito orgulhosos pelo convite. Esta será uma oportunidade de ganhar mais experiência, algo que será muito importante para a sequência da temporada. Essa partida representa o ápice para nós: enfrentar o Brooklyn Nets nos Estados Unidos é a coroação de um belíssimo ano que tivemos”, disse Luís Prior, presidente do Franca.

O Brooklyn Nets está cotado como um time importante para a próxima temporada americana de basquete depois de anunciar a contratação e Kevin Durant, ex-Golden State Warriors, e Kyrie Irving, ex-Boston Celtics. Tiago Splitter, primeiro brasileiro campeão da liga (2014), faz parte da comissão técnica da franquia.

Leia também:  Brasileira ex-UFC acusa treinador de agressão e mostra rosto ensanguentado

Antes de Franca , Flamengo ou Bauru disputarem uma partida contra times americanos, o Vasco da Gama foi quem abriu o caminho em 1999. Na ocasião o campeão da franquia, San Antonio Spurs, venceu a equipe carioca na decisão do McDonald’s Open, em Milão (Itália). Helinho Garcia, atual técnico do Franca, estava em quadra vestindo a camisa do Cruzmaltino.

Comentários Facebook
Continue lendo

Ouça Agora

Esporte Amador

Estadual

Mais Esportes

Mais Lidas da Semana