1ª Paraolimpíada da Semed contará com a participação de 139 alunos

61

No próximo sábado (9), 139 alunos com deficiências da rede municipal de educação irão participar da 1ª Paraolimpíada da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O evento esportivo ocorre na sede do 18º Grupo de Artilharia de Campanha, das 7 às 12h.

Segundo a gerente da Divisão de Educação Especial, Neuzeli Fuza, o objetivo é o de promover a inclusão dos alunos com deficiência, bem como incentivar a prática esportiva, mostrando que eles são capazes de praticar esportes apesar das limitações.

Os estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal irão competir em modalidades como nado livre, corrida, lançamentos de dardo, ao alvo e de pelota, corrida de cadeiras de rodas, salto em altura, salto em distância e salto misto, além de um circuito de Fórmula-1.

Meninos e meninas irão competir juntos e todos os participantes receberão medalhas, independentes da colocação alcançada nas provas. Para Neuzeli, o importante é participação e como o esporte pode ajudar no desenvolvimento dos estudantes. “O importante é buscar novas práticas corporais que podem trazer mais autoconfiança e independência, estimulando a superação de limites individuais, respeitando as condições físicas, sensoriais, comportamentais e comunicacional dos estudantes, além de favorecer ao estabelecimento das inter-relações sociais”, explica a gerente.

Hoje, a rede municipal de educação conta com 307 alunos com deficiência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here